Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

EM MINAS GERAIS

Alunos de Iturama comemoram 50 anos de formatura

Festa de 2023 já está programada | 29.11.22 - 14:01 Alunos de Iturama comemoram 50 anos de formatura Concluintes de 1973 já programam a festa de 2023 (Foto: álbum de Teresinha Cruz Rocha)
Jales Naves 
Especial para o A Redação 

Passados 50 anos, os concluintes do curso ginasial do então Ginásio Estadual de Iturama, a atual Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa, da cidade de Iturama, no pontal do Triângulo Mineiro, reuniram-se neste final de semana para comemorar a data de formatura, relativa a três anos. Os formados em 1970 e 1971, que estiveram impedidos de se reunir nesse período em função da pandemia, chamaram os de 1972, decidiram fazer uma festa só e sentiram o prazer do reencontro. Dos 192 alunos das sete turmas desses três anos compareceram 64, seis professores e 95 familiares, totalizando 165 presentes.
 
A programação foi integralmente cumprida: na sexta-feira, dia 25, a Missa em Ação de Graças, no Santuário de Adoração Perpétua Santa Teresinha do Menino Jesus; e o “Esquenta’, no Quintal Los Hermanos. No sábado, dia 26, o encontro na escola, para conhecer a ampliação da galeria das turmas e entrega do presente ao colégio, a padronização dos quadros da galeria de diretores e a revitalização dos quadros com nomes dos ex-alunos, e visitação à fonte dona Sarah; e o jantar dançante, no Garden Eventos, com entrada oficial dos alunos, homenagem aos colegas e professores, e anúncio da comissão organizadora de 2023.
 
Essa quinta edição do cinquentenário de término do ginásio, segundo uma das idealizadoras e coordenadora da comissão que a realizou, Teresinha Maria da Cruz Rocha, “deu um pouco mais de trabalho, em função do número de pessoas a serem localizadas e convidadas. A alegria de participar e ver tantos olhos brilhando, tantos abraços apertados e principalmente tantas promessas de presença no próximo encontro me fez achar que valeu a pena”. “Retornei para Brasília com o coração saltitando de felicidade e tendo certeza de que a mídia digital é uma ferramenta preciosa nas relações humanas, mas os encontros é que nos fazem mais humanos”, completou.
 
Se alguns concluintes que moram na cidade não compareceram, todos destacavam as presenças de Anadergh Barbosa, que mora no Canadá e venceu os 9.299km que o separam do Brasil para reencontrar os seus colegas; de Zuleica Aparecida Nunes, que reside em Recife; e do Diógenes, Lúcia Helena, Gladistone, Juvelina, Juscelino e família, de Redenção e Rio Maria, no Pará. Compareceram ainda colegas de Goiânia, Brasília, interior de São Paulo, Uberaba e Uberlândia.
 
Duas autoridades prestigiaram o evento: a vereadora Ana Lúcia Menezes Santos, do PSC, 2ª mais votada na eleição de 2020, com 835 votos (3,81% dos sufrágios); e o procurador jurídico da Câmara Municipal, Antônio Messias de Carvalho.
 
 
Agradecimentos 
Para Maria das Graças Barbosa, da turma de 1970, “rever amigos, colegas de turma, depois de 50 anos, é um privilégio e hoje estou emocionada”. “Somos sobreviventes. Agradecemos a Deus pela vida e por estarmos aqui andando, enxergando, ouvindo, falando, alguns ainda trabalhando”, disse. “Sentimentos de gratidão e alegria inundam nossos corações, após tantos anos com saúde e podermos rever nossos colegas e professores. Alegria por podermos reviver esta história e matarmos a saudade dos colegas da Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa e sentirmos que os que hoje nela estudam e trabalham mantêm o mesmo sentimento de amor e respeito que temos”.
 
“Agradecemos a todos os nossos professores pelos ensinamentos, em especial agradeço a nossa professora Teresinha, em nome da turma da 8ª série da AFB de 1970, pelo empenho, dedicação incansável para esses encontros acontecerem”, afirmou, agradecendo ainda aos formandos das outras turmas, familiares e amigos, “que estão aqui para celebrar, juntamente com os formandos de 1970, 1971 e 1972, os 50 anos da 8ª série”. Agradeceu também aos profissionais da escola, “que estão nos ajudando a celebrarmos esses 50 anos”. “Aproveitemos esta celebração com muito entusiasmo, pois nem todos tiveram a mesma oportunidade. Obrigada, Deus”, concluiu.
 
Ivair Martins dos Santos, da turma “B” de 1971, falou sobre a importância da Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa sob o comando da professora Maria Sarah Felippe Villaça Lopes, “que nos ensinou os princípios que nortearam a nossa trajetória de vida”. “Nós, os alunos, tivemos a felicidade de sermos educados com disciplina e ordem, sem dúvida o caminho da prosperidade; que o respeito ao próximo e o amor a Deus, à Pátria e à família formaram nossas consciências”, disse, para lembrar frases que ficaram na memória de todos, como: “Vocês, jovens, usem as suas inteligências para o bem e ter um futuro de honra”.
 
Citou a importância e a atenção pessoal dos professores, que ajudavam individualmente a cada aluno, “não só no conhecimento, como nos preparou para a vida”. Disse também de suas raízes, em Iturama, onde tudo começou, “sob a orientação de mulheres fortes, que nortearam a nossa personalidade de mulheres independentes e sugeridas”, afirmou, para referir-se, em primeiro lugar, à sua mãe, “que não tinha cultura, mas grande sabedoria e estava à frente de seu tempo, estimulando as filhas mulheres a estudar e se tornar independentes, ter uma carreira profissional”. “Homenageamos a dona Sarah, que nos ensinou o amor pelo conhecimento e pela disciplina, o respeito aos colegas e aos professores; as professoras Laís Aparecida Machado e Eni Leonel de Paula, exemplos de decência e elegância, que nos ensinaram a ser distintas e resilientes na busca do saber; e dona Estela, que nos ensinou o amor ao próximo e a caridade. Mesmo em tempos difíceis essas guerreiras deram a Iturama um norte para o crescimento a partir da educação com disciplina e ordem. Daqui saíram, mesmo em tempos difíceis, cidadãos fortes, do bem, que conquistaram seus espaços e ampararam a família, como Teresinha Cruz e seus familiares, na qual nos espelhamos”.
 
Ao receber os ex-alunos e professores, a diretora Pâmela Seixas Pereira discorreu sobre sua trajetória, como chegou àquela função e mostrou a importância do colégio, já com mais de 960 alunos; e a ex-aluna Elina Pamplona, diretora do colégio Objetivo, lembrou um dos últimos encontros que teve com a professora Sarah, quando ela, humilde e simples, ao se aposentar, colocou-se à disposição da escola, como voluntária e entusiasta da educação.

Programando 2023
Presentes à quinta edição, as concluintes de 1973, Magda M. Cruz, Marinez de Paula, Gláucia Rita de Cássia Machado Raya, Mara Mursi, Ismelinda R. Viçoso, Ana Lúcia Menezes Santos, Ivanildes Severino e Sebastiana Arantes assumiram o compromisso de organizar o encontro em 2023.

A comissão organizadora de 2022 funcionou com duas equipes: em Iturama, Maria Aparecida Longo, Anísia de Queiroz e Eleusa Barbosa; e, em Brasília, Teresinha Cruz Rocha, Maria das Graças e Cleusa Barbosa.
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 29.11.2022 22:16 Teresinha Maria da Cruz Rocha

    A reportagem completa, rica de detalhes, fiel à emoção dos participantes, carinhosamente feita pelo nosso convidado de honra e respeitável jornalista Jales Naves, traz o brilho que queríamos para finalizar nossos 50 Anos de Saudade. Muita gratidão, Jales. Te esperamos em 2023.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351