Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Intercâmbio

Instituto Confúcio de Medicina Chinesa é oficialmente inaugurado na UFG

Serão oferecidos cursos de línguas e cultura | 12.12.22 - 12:41 Instituto Confúcio de Medicina Chinesa é oficialmente inaugurado na UFG (Foto: Carlos Siqueira/UFG)A Redação
 
Goiânia – A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa em seu campus de Goiânia. Durante a cerimônia, realizada na última quinta-feira (8/12), ocorreu o descerramento simbólico da placa da instituição e apresentações culturais com música e Tai Chi Chuan. O evento foi no auditório da Faculdade de Letras (FL), de forma híbrida. “O nosso Instituto Confúcio é o único na América Latina a oferecer cursos de línguas, cultura e medicina chinesa, fato esse que muito nos honra”, afirma o professor da FL e coordenador do Instituto Confúcio da UFG, Francisco José Quaresma de Figueiredo.
 
Atualmente no Brasil existem dez Institutos Confúcio, mas a UFG é a única universidade da América Latina a oferecer, além dos cursos de língua e cultura, aulas de Medicina Tradicional Chinesa. A sede está localizada na Faculdade de Letras e em parceria com a Faculdade de Enfermagem oferece turmas de acupuntura 1 e 2, Tai Chi Chuan e Mandarim 1, 2, 3 e 4.
 
Também fez uso da palavra o reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, Chen Fachun. Ele relembra do primeiro encontro que teve, em 2019, com o então reitor da UFG, Edward Madureira Brasil e a reitora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, onde se comprometeram em difundir a cultura e a medicina tradicional chinesa no Brasil. “No entanto, a pandemia interrompeu os nossos planos, mesmo que não nos encontrássemos, mantivemos contato online. E hoje, com esforços de todas as partes, estamos na cerimônia de inauguração do Instituto Confúcio”, afirma Chen Fachun.
 
A reitora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, Gao Weijuan, cumprimentou os participantes da mesa e se disse alegre pela inauguração do Instituto após três anos de espera. “Nós escreveremos conjuntamente um novo capítulo no desenvolvimento do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa, para fortalecer a amizade entre Brasil e China”, pontuou.
 
Jesiel Freitas Carvalho, vice-reitor da Universidade, vê a inauguração da sede do Instituto Confúcio na UFG como um esforço conjunto entre as universidades da China e Brasil. Como consequência ele pontua a aproximação dos dois povos e culturas e a promoção do conhecimento mútuo. “A UFG tem orgulho de sediar o Instituto Confúcio de Língua, Cultura e Medicina Chinesa”, afirma.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351