A Redação
Goiânia - A Equatorial Energia assumiu nesta terça-feira (3/01) a distribuição de energia elétrica de Goiás. Em cerimônia realizada no auditório da antiga Celg, no Jardim Goiás, em Goiânia, a empresa brasileira apresentou a nova diretoria e também o plano de ações de 100 dias para atendimento aos 237 municípios goianos da área de concessão.
A empresa é responsável pelo fornecimento e distribuição de energia para 3,3 milhões de unidades consumidoras. De acordo com a Equatorial, o plano conta com a projeção de 3 novas subestações e também 3 linhas de subtransmissão, além de cerca de 9,6 mil novas ligações de baixa e média tensão e 98,5 mil de baixa tensão.
Entre as principais obras estão a construção das subestações Riviera e Aparecida; Barro Alto; Anhanguera—Real, e ampliação das subestações Goianésia, Anápolis Universitário, Atlântico, Bom Jardim, Araçu, Jundiaí e Goianira. Além do projeto JK-Jataí, que beneficia os municípios de Jataí, Rio Verde, Chapadão do Céu, Montividiu, e a linha de distribuição Píreneus-Daia.
Venda da Enel
A Equatorial comprou a Celg-D da italiana Enel, em setembro de 2022, pelo valor de R$ 1,5 bilhão. A compra teve aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foi concluída no dia 30 de dezembro, quando a Equatorial assumiu as operações em Goiás.