Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

EM GOIÂNIA

MP-GO empossa novas composições da corregedoria e do conselho superior

Posses são para o biênio 2023-2024 | 06.01.23 - 14:40 MP-GO empossa novas composições da corregedoria e do conselho superior (Fotos: João Sérgio/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)
A Redação

Goiânia - 
Em sessão pública solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), realizada nesta segunda-feira (2/1), foram empossados os novos corregedor-geral e corregedor-geral substituto da instituição para o biênio 2023-2024 e as novas e o novo integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), para mandato também de dois anos. 
 
Assumiu o cargo de corregedor-geral o procurador de Justiça Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, tendo como substituto o procurador de Justiça Vinicius Jacarandá Maciel. A eleição de Aguinaldo foi por aclamação em 14 de dezembro, em votação do Colégio de Procuradores.
 
Já o CSMP passou a ter como integrantes:
- procurador de Justiça Deusdete Carnot Damacena
 
- procuradora de Justiça Eliane Ferreira Fávaro 
 
- procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno
 
- procuradora de Justiça Márcia de Oliveira Santos
 
- procuradora de Justiça Yara Alves Ferreira e Silva 
 
Compõem o CSMP como membros natos o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP.
 
Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior do MP, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, destacou em seu discurso o papel dos órgãos: “A Corregedoria tem uma capilaridade muito grande, então é necessário uma coordenação, contemplando o campo disciplinar e de orientação. Ela é a nossa promotoria do MP, que verifica se a atuação da instituição está alcançando a sociedade.”
 
Em relação ao CSMP, Vechi destacou a importância de sua função, uma vez que tem o controle de todas as demandas e, quando as apurações extrajudiciais são arquivadas, passam pelo crivo do órgão. Segundo ele, os empossados têm larga experiência para a execução desse trabalho incansável.
 
Durante a solenidade, o procurador Paulo Sérgio Prata Rezende, corregedor-geral no biênio 2021-2022 e que agora deixa o cargo, agradeceu pela relação administrativa-institucional entre órgãos, membras e membros que permitiu, segundo ele, o desenvolvimento do trabalho realizado nesses dois últimos anos, destacando ainda a dedicação de toda a equipe do órgão.
 
O corregedor empossado, Aguinaldo Tocantins, reconheceu que não são tarefas fáceis as de fiscalizar e orientar. Mas confia que a experiência leva à confiança de um bom trabalho. Ele lembrou que foi promotor de Justiça corregedor de 2005 a 2011.
 
Bagagem e prática que também são conferidas à equipe do órgão anunciada por ele, integrada pelas (os) promotoras e promotores (em ordem alfabética) Arnaldo Machado do Prado, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, Fernando Braga Viggiano, João Porto Silvério Júnior e Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes.

Conselheira destaca maioria de mulheres no CSMP
Em nome dos empossados, a procuradora de Justiça Laura Maria Ferreira Bueno discursou aos presentes, destacando a formação, com maioria de mulheres. “Arrisco a dizer que, pela primeira vez na história do nosso MP, a maioria é de mulheres. Uma instituição que, na sua construção, contou com a contribuição das mulheres em cada canto do Estado merecia ver essa representatividade”, afirmou Laura Bueno.
 
Sobre as funções do CSMP, Laura Bueno ressaltou que, dentre tantas, os integrantes do órgão, saberão encontrar justas soluções, afinal “o amor supera a justiça! A justiça dá ao outro o que é dele. O amor dá ao outro o que é meu”, citando o papa emérito Bento XVI.
 
A conselheira fez um agradecimento ao procurador-geral de Justiça pela oportunidade de integrar a administração como subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais por quase quatro anos. Ela destacou a liberdade e o reconhecimento do trabalho dado a ela e à equipe.
 
Autoridades prestigiam a solenidade
Compuseram a mesa, além de seu presidente, o procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi, as empossadas e empossados; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; o representante do Estado, subprocurador-geral do Contencioso da Procuradoria-Geral de Goiás, Frederico Antunes Tormin; o desembargador Luiz Cláudio da Veiga Braga, pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes.
 
Outras autoridades também formaram a mesa diretora, entre eles o vice-presidente de acompanhamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Mendonça Carvalho Neto, o procurador do Trabalho Marcello Ribeiro Silva, do Ministério Público do Trabalho, a juíza Mônica Miranda Gomes de Oliveira, pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o corregedor-geral da Defensoria Pública de Goiás, Lúcio Flávio de Souza, o corregedor-geral da Polícia Militar, Clives Pereira Sanches e representando o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros o coronel Carlos Borges Lira.
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351