Caroline Louise
Goiânia - Um homem foi preso pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Goiás, em Arenópolis, durante operação para fiscalizar o cumprimento das leis do período da piracema em Goiás. O caso ocorreu na sexta-feira (6/1).
De acordo com os policiais, com o suspeito foram encontrados 45 peixes filhotes de espécies ameaçadas como Piraíba, Cachara e Abotoado. Três tarrafas, uma rede de pesca e dez pindas foram apreendidas.
Confira o vídeo:
Segundo informações, a operação ocorreu também nos municípios de Iporá e Piranhas, cidades do interior do Estado.
Piracema
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), alerta que já está em vigor desde terça-feira (1º/11/22), em todo o Estado o período de defeso, mais conhecido como Piracema. Regulamentado por meio da Instrução Normativa (IN) 02/2020, seguem proibidas as atividades pesqueiras, em todas as bacias hidrográficas goianas, até o final de fevereiro de 2023.
Durante os próximos quatro meses segue vedada a pesca nas seguintes modalidades: amadora, subaquática, ornamental e pesca artesanal. Nesse intervalo a modalidade permitida é a pesca esportiva, denominada “pesque e solta”. Para a emissão da licença o desportista deve acessar o
site do Expresso e seguir todos os procedimentos. Importante ressaltar que durante a atividade esportiva o titular deve portar a autorização e documento oficial com foto.