Goiânia - A quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 em Goiás poderá ser feita em até 10 parcelas, com exceção dos motoristas que possuem veículos com placas terminadas em 1 e 2, que terão a chance de fazer o parcelamento só em até nove vezes. Tudo porque o Código Nacional de Trânsito (CONTRAN) estipula a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas de finais 1 e 2 em todo o país até setembro.
Em Goiás, o prazo começou na emana passada, para todas as placas, e termina em novembro, a depender da opção de pagamento do contribuinte. Com o intervalo alongado de pagamento do imposto, a data limite para quitação do IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, ocorrerá de setembro a outubro.
No estado, as alíquotas são de 1,25% do valor do veículo para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga; 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cavalos; 3,45% para veículos utilitários; e de 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.