A Redação
Goiânia - O retorno às aulas costuma ser marcado pelo cometimento de inúmeras infrações de trânsito nas proximidades de escolas, por isso a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) inicia na próxima quarta-feira (18/1) uma ação voltada para orientar motoristas e reforçar a fiscalização na entrada de 20 unidades de ensino da capital. Batizada de Volta às Aulas, a operação começa às 6h40, na Escola Municipal Bárbara Souza de Morais, no Jardim Novo Mundo.
Com programação que se estende até 26 de janeiro, e participação de dez equipes da SMM, a ação vai observar fatores que dizem respeito à legislação de trânsito, como, por exemplo, estacionamento em fila dupla para desembarque de alunos.
De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da SMM, Horácio Ferreira, os pais ou responsáveis pelos alunos muitas vezes desrespeitam os princípios básicos de cidadania no trânsito, e assim comprometem a segurança dos mais frágeis e também toda mobilidade da capital.
“Nosso foco será o auxílio quanto à travessia segura das vias, visando, principalmente, a segurança dos pedestres. Os agentes estarão presentes para garantir a fluidez do trânsito e coibir que condutores estacionem em mão dupla, esquinas ou em cima dos passeios públicos. O trabalho é educativo, mas, como em alguns casos há condutores que insistem na infração, os agentes também irão autuar”, ressalta.
Programa Educação e Mobilidade
Horácio Ferreira lembra que algumas escolas já aderiram ao Programa Educação e Mobilidade da SMM, e realizaram treinamento de seus funcionários para serem “Monitores de Mobilidade” e atuarem na porta das escolas, com objetivo de orientar os alunos. “Eles já receberam uniformes como parceiros”, ressaltou, ao lembrar que a escola que tiver interesse em aderir ao programa deve entrar em contato pelo telefone (62) 3524-4627, ou por e-mail smmeducagoiania@gmail.com.
O gerente explica que a maior concentração será nas regiões Sul e Oeste, em função do fluxo de veículos e maior demanda local já existente, de modo a garantir segurança nos deslocamentos necessários de veículos e pedestres. Durante o trabalho também serão observados outros fatores que dizem respeito à legislação de trânsito, como estacionamento em fila dupla para desembarque de alunos, e uso da cadeirinha para transporte de crianças.
Ferreira destaca que as escolas privadas solicitam o atendimento por meio de ofício enviado à SMM. “Essas unidades se encontram em regiões mais adensadas com maior fluxo de veículos e uma quantidade maior de estudantes, além do fluxo independente da comunidade escolar, demandando uma quantidade maior de agentes para garantir a segurança dos pedestres e mobilidade local”, afirma Ferreira.
Connheça as infrações mais cometidas nas portas das escolas:
Uso de celular
Estacionar em fila dupla
Parar a mais de um metro da guia do meio-fio
Estacionar ou parar sobre passeio
Desrespeito à placa de proibição de estacionamento
Estacionar ou parar em esquina
Desrespeito à faixa de pedestres
Confira lista das escolas:
Colégio Santo Agostinho - 17/01/23
Colégio Militar Vasco dos Reis - 17/01/23
Colégio Maria Auxiliadora - 17/01/23
Colégio Visão - 17/01/23
Colégio COPE - 17/01/23
Colégio OMNI - 18/01/23
Colégio Militar Hugo de Carvalho -18/01/23
E.M Itamar Martins Ferreira - 18/01/23
E.M. Bárbara Souza de Morais - 18/01/23
CMEI Viver a Infância - 18/01/23
E. E. Nhanha do Couto - 18/01/23
Colégio Pequeno Príncipe - 23/01/23
Colégio Prevest - 23/01/23
Colégio Prevest (Unidade Centro) - 23/01/2023
Colégio Progressivo - 24/01/23
Colégio Dinâmico - 24/01/23
Colégio Átrio Rua - 24/01/23
Educandário Vila Boa - 25/01/23
Escola Interamérica - 26/01/23
Colégio A´vila 26/01/23