A Redação
Goiânia - A fama de povo hospitaleiro que o goiano acha que tem foi colocado à prova pela plataforma Preply . É que o site de aprendizado de idiomas encabeçou uma pesquisa, ouvindo cerca de 1,6 mil moradores das 15 maiores cidades do Brasil, que acabou colocando Goiânia no topo da lista das mais mal educadas do país. Na categoria cordial o destaque foi para Brasília (DF) e na generosa, Campinas (SP).
Realizado entre os dias 2 e 7 de novembro de 2022, o levantamento ouviu pessoas que moravam nas cidades citada por pelo menos há um ano. Como resultado, Goiânia ficou na primeira posição do ranking das mais mal-educadas do Brasil. Com a pontuação de 6,76 na escala de 1 a 10, Goiânia ficou à frente do Rio de Janeiro (6,58) e de Porto Algre (6,50). “Não é como se todas as pessoas desses lugares fossem rudes e grosseiras, mas podem manter alguns costumes que incomodam os outros no cotidiano. É isso que nosso ranking buscou medir”, explicou Yolanda Del Peso, especialista em Outreach da Preply, em nota divulgada.
1 – Goiânia, Goiás
2 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
3 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul
4 – Salvador, Bahia
5 – Belo Horizonte, Minas Gerais
6 – Manaus, Amazonas
7 – Fortaleza, Ceará
8 – São Paulo, São Paulo
Do lado oposto do ranking, ou seja, a cidade considerada mais cordial e educada pela pesquisa foi a capital do país, Brasília, com a pontuação de 5,74. Natal ficou na segunda posição, com a pontuação de 5,85, e Curitiba ficou em terceiro lugar, com 5,91.
1 – Brasília, Distrito Federal
2 – Natal, Rio Grande do Norte
3 – Curitiba, Paraná
4 – Campinas, São Paulo
5 – Recife, Pernambuco
6 – Belém, Pará
7 – São Luís, Maranhão
Campinas, a mais generosa
O estudo também levou em consideração o hábito de dar gorjeta, e qual o valor que os moradores costumam oferecer. A cidade de Campinas foi considerada a mais generosa, com seus moradores dispostos a dar 14,14% do valor do serviço em gorjeta. Brasília aparece logo a seguir, com 12,46%, e Porto Alegre ficou em terceiro, com 11,74%.
1 – Campinas, São Paulo
2 – Brasília, Distrito Federal
3 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul
4 – Salvador, Bahia
5 – Fortaleza, Ceará
6 – Recife, Pernambuco
7 – Belém, Pará
8 – São Paulo, São Paulo