Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
(Foto: Divulgação) São Paulo - Morreu nesta terça-feira (31/1), aos 59 anos, o ator Ilya São Paulo - conhecido por minisséries como Os Maias, A Casa das Sete Mulheres e Hoje É Dia de Maria, além de novelas como Kubanacan, Caras e Bocas e Sete Pecados. A informação foi compartilhada pelo amigo Anselmo Vasconcelos por meio de uma publicação no Facebook.
O ator foi encontrado já sem vida por sua esposa, a atriz Claudia Provedel, e a causa da morte não foi revelada. Em todo caso, amigos próximos disseram que ele já estava bastante debilitado, depois de passar um longo período internado no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para tratar de um ferimento no ombro.
Em sua postagem, Anselmo falou sobre como conheceu o amigo. "Foi meu aluno na Martins Penna onde conheceu a atriz Claudia Provedel com quem casou e tiveram uma linda filha. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo, era uma pessoa formidável", relembra.
Ilya São Paulo era baiano de Feira de Santana e começou sua carreira no cinema, dirigindo o documentário Riachão do Jacuípe. Em 1974, dirigiu o curta Memórias de um Fantoche. Nesse mesmo ano, atuou em O Amuleto de Ogum.
Na televisão, começou trabalhando na Globo na novela Perigosas Peruas, de 1992. Também esteve no remake de Irmãos Coragem, nas minisséries JK, Amazônia e Chico Mendes. (Agência Estado)