Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

RECUPERAÇÃO

Heloá, siamesa separada, toma banho de sol; Valentina segue em estado grave

Meninas ainda estão na UTI do Hecad | 02.02.23 - 22:36 Heloá, siamesa separada, toma banho de sol; Valentina segue em estado grave (Foto: Reprodução Instagram)

A Redação

Goiânia
- No colo da mãe e cercada por servidoras do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Heloá, a siamesa que foi separada da irmã Valentina no dia 11 de janeiro, foi fotografada, nesta quintaf-feira (2/2), na área externa da unidade de saúde. O primeiro banho de sol da menina foi comemorado e postado nas redes sociais de Zacharias Calil, cirurgião responsável pelo caso.  "Heloá passeando em seu primeiro dia fora da UTI !! Valentina continua grave mas mantendo as suas funções!!", escreveu ele em sua página no Instagram.
 

 
A publicação causou um alvoroço entre quem acompanha o caso, com centenas de mensagens de carinho para a dupla que segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hecad. Segundo o último boletim, Heloá segue com melhora clínica, em uso de antibiótico e aceitando bem a dieta oral.
 
Segundo o último boletim, Heloá apresenta evolução clínica favorável, com necessidade de antibióticos, respirando sem ajuda de aparelhos e se alimentando sozinha. Sobre Valentina, porém, o documento diz que ela "segue grave, com melhora hemodinâmica, sendo suspenso medicamento para controle da pressão arterial, respirando artificialmente por suporte ventilatório mecânico, em coma induzido devido status epiléptico e em redução dos anticonvulsivantes. Segue em uso de antibiótico e em dieta zero com sonda nasogástrica."
 

Alta complexidade
As meninas nasceram em Guararema (SP), mas a família se mudou para Morrinhos, no sul de Goiás, para ficar mais próxima da unidade de saúde, uma das poucas no país que realiza o procedimento de separação, considerado de alta complexidade. Elas estavam ligadas pela bacia, configurando um caso de gêmeas isquiópagas, classificado como um dos mais complexos da cirurgia pediátrica. 
 
Desde 2021, Valentina e Eloá passaram por diversos atendimentos, sendo que todo o processo de separação tem três etapas. A primeira foi a colocação dos expansores - espécie de tecido que tem a função de estimular o crescimento da pele -, que aconteceu no ano passado. O segundo passo foi a própria cirurgia, e o último é o pós-operatório, momento muito importante para a recuperação das pacientes.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351