Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Defensoria Pública

Ângela Cristina dos Santos é a primeira ouvidora-geral eleita da DPE-GO

Eleição foi nesta sexta (17/2) | 17.02.23 - 23:09 Ângela Cristina dos Santos é a primeira ouvidora-geral eleita da DPE-GO (Foto: Eduardo Ferreira/DPE-GO)A Redação
 
Goiânia – Em momento histórico para a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado De Goiás (CSDP) elegeu, nesta sexta-feira (17/2), por unanimidade de votos,  Ângela Cristina dos Santos Ferreira como a primeira ouvidora-geral da DPE-GO.
 
Concorreram nesta última etapa para o biênio 2023/2025 a candidata Gabriela Lasprilla e o candidato Rondinélio da Costa Silvério. A sessão pública foi realizada no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária, Setor Leste Universitário, em Goiânia.
 
A Ouvidoria-Geral é um órgão auxiliar da Defensoria Pública, dirigido pela ouvidora-geral, ao qual cabe realizar ações visando a promoção da qualidade dos serviços prestados pela Instituição e a participação da sociedade civil na sua gestão e fiscalização.
 
Ângela Cristina é coordenadora do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno e membra da direção estadual do Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), atuou em Pastorais de Juventude e também na Rede de Educação Cidadã (RECID). A ouvidora-geral eleita defende o amplo diálogo entre a Defensoria e movimentos sociais. “O próximo passo é entender como se dá a estruturação da Ouvidoria e colocar os canais que já existem em diálogo com os movimentos sociais”, disse  Ângela.
 
Na ocasião, o defensor público-geral e presidente do CSDP, Tiago Gregório Fernandes destacou a importância da Ouvidoria-Geral para a Defensoria Pública e para o sistema de justiça, para além de constituir órgão auxiliar. “A Ouvidoria traz a força da Defensoria Pública em estar junto de quem mais precisa do acesso à justiça. É um momento histórico: temos a nossa primeira Ouvidoria e, com certeza, vai ser a mais moderna do país e pioneira em muitas pautas”, afirmou Tiago.
 
Durante a sessão extraordinária, as candidatas e o candidato tiveram a oportunidade de defender suas candidaturas por até 15 minutos. Após a defesa foram sabatinados pela membra e membros do CSDP onde tiveram 15 minutos para responder a todas as perguntas. A votação ocorreu entre a integrante e os integrantes do CSDP mediante voto direto, aberto, nominal e fundamentado.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351