Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

FEVEREIRO

Goiânia é a capital com produtos de limpeza mais caros do país, aponta IBGE

Desinfetante foi campeão de alta | 01.03.23 - 19:55 Goiânia é a capital com produtos de limpeza mais caros do país, aponta IBGE (Foto: Divulgação)

A Redação

Goiânia
- Goiânia é, até agora, a capital brasileira com a maior variação dos preços de materiais de limpeza. A informação, relativa ao mês de fevereiro, é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação.

Segundo o levantamento, divulgado na última sexta-feira (24/2), ao longo do mês, a cidade registrou aumento de 1,38%, maior variação entre as 10 capitais avaliadas, junto com Brasília, no Distrito Federal (DF).  Além de Goiânia (1,38%), Porto Alegre-RS (1,34%) e Recife-PE (1,09%) registraram as maiores altas no grupo de artigos de limpeza deste mês. Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) fizeram o caminho inverso, com redução de 0,73% e 0,09% nos preços desses produtos, respectivamente.
 
Desinfetante foi o produto que mais encareceu em Goiânia – variação de 2,17%. Amaciante e alvejante (1,71%) e sabão em pó (1,37%) aparecem na sequência, entre os que tiveram os maiores índices de reajuste.

In loco
Nesta terça-feira (28/2), o Procon Goiânia já havia apontado variação de até 423% no preço de produtos de limpeza e higiene pessoal. Uma equipe do órgão visitou 11 supermercados da capital, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, para coletar preços de 38 produtos e a maior variação foi encontrada no valor do alvejante sem cloro.
 
O levantamento encontrou variação de até 423% no preço do alvejante sem cloro 2 litros, entre R$ 3,25 e R$ 17,00. O creme dental de 70 gramas alcançou variação de 115,24%, podendo ser encontrado de R$ 2,69 a R$ 5,79. Na parte de higiene pessoal, o absorvente feminino com oito unidades registrou variação de 14,07%, de R$ 7,89 a R$ 9,00. Já o condicionador de 200 ml teve variação de 26%, de R$ 22,85 a R$ 28,79.
 
O consumidor que optar por realizar a compra pelo menor preço terá despesa de R$ 76,08. Já se efetuar suas compras e se deparar sempre com o maior preço, despesa será de R$ 93,12. Sendo assim, utilizando a pesquisa do Procon Goiânia como base para suas compras, o consumidor poderá economizar R$ 17,04 apenas nesses cinco itens, o que gerará economia significativa ao final de toda a lista.
 
Os produtos que tiveram variações entre o menor preço foram: absorvente 8 unidades (14,07%), álcool em gel 500 ml (15,58%), sabão em barra 1kg (22,32%), shampoo 200 ml (27,80%) e condicionador 200 ml (26%). Já as cinco maiores variações estão entre 423,08 e 115,24%, classificadas como diferenças consideráveis para quem for às compras.
 
Levando em consideração o menor preço praticado em fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, a pesquisa aponta que alguns produtos apresentaram queda no preço e outros registraram aumento. A água sanitária 2 litros (Qboa) teve redução de 11,59% em comparação com 2022. Já o álcool em gel 500 ml (asseptgel) teve aumento de 50,38% em comparação com 2022.
 
Orientação
Antes de ir às compras, o Procon Goiânia recomenda que o consumidor escreva lista constando todos os itens de que realmente necessita, o que fará com que não se esqueça de nenhum. O órgão orienta também que o consumidor realize comparação de preços usando jornais, sites, encartes publicitários, dentre outros.
 
As variações de preços constatadas, esclarece o Procon Goiânia, referem-se ao período em que foi realizada a coleta, e os preços atuais podem ser diferentes, estando sujeitos à alterações,conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes.
 
O presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, explica que pesquisar é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra dos produtos, e ressalta que marcas conhecidas nem sempre são sinônimos de melhor qualidade.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351