Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Siamesas

Gêmeas Valentina e Heloá recebem alta hospitalar nesta sexta-feira (3/3)

Irmãs foram separadas em janeiro | 03.03.23 - 12:26 Gêmeas Valentina e Heloá recebem alta hospitalar nesta sexta-feira (3/3) (Foto: Reprodução/Instagram)
A Redação

Goiânia - 
As gêmeas siamesas Valentina e Heloá, separadas em cirurgia, receberão alta médica e já poderão ir para casa nessa sexta-feira (3/3). O médico cirurgião-pediátrico Zacharias Calil, o pai e a mãe das crianças atenderão os veículos de comunicação para uma entrevista coletiva que será realizada também nesta sexta (3/3), às 14h30 no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).

As gêmeas foram separadas em uma operação que durou mais de 15 horas, realizada no dia 12 de janeiro, em cirurgia com mais de 50 profissionais conduzida pelo médico Zacharias Calil.

As meninas nasceram em Guararema (SP), mas a família se mudou para Morrinhos, no sul de Goiás, para ficar mais próxima da unidade de saúde, uma das poucas no país que realiza o procedimento de separação, considerado de alta complexidade. Elas estavam ligadas pela bacia, configurando um caso de gêmeas isquiópagas, classificado como um dos mais complexos da cirurgia pediátrica. 
 
Desde 2021, Valentina e Eloá passaram por diversos atendimentos, sendo que todo o processo de separação tem três etapas. A primeira foi a colocação dos expansores - espécie de tecido que tem a função de estimular o crescimento da pele -, que aconteceu no ano passado. O segundo passo foi a própria cirurgia, e o último é o pós-operatório, momento muito importante para a recuperação das pacientes.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351