A Redação
Goiânia - Na data em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), a Prefeitura de Goiânia voltou a divulgar o Projeto Alfadown - uma iniciativa realizada em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e que existe para oferecer atendimento educacional especializado à crianças, jovens e adultos com Down matriculados na rede municipal de ensino. Mas a ação é aberta para toda comunidade.
Criado em 2017, o projeto faz parte do Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) e nasceu da vontade da Secretaria Municipal de Educação (SME) de possibilitar desenvolvimento de habilidades sociais, alfabetização e letramento para o grupo.
Na prática o suporte ocorre com a utilização do computador como ferramenta educacional e a meta é possibilitar desenvolvimento de habilidades sociais, fundamentais para que os educandos se apoderem do espaço social.
As atividades são realizadas, com educandos e voluntários, todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, da PUC.
Nesse ano, as equipes do Alfadown também estarão presentes nas escolas, para desenvolver ações como rodas de conversa, oficinas, vivências de múltiplas linguagens, jogos cooperativos, contação de histórias e cinedebate, dentre outras.