A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia realiza treinamento com mais de 100 servidores para operacionalizar o novo sistema de gestão de recursos humanos. A ação ocorrerá na próxima segunda-feira (27/3), a partir das 8h no Salão Nobre do Paço Municipal.
A iniciativa reunirá servidores de todos os órgãos do município que lidam com a área, com objetivo de fazer com que aprendam passo a passo, desde a inserção de dados, documentos e processos, até a parte de cálculos de vencimentos, benefícios e contribuições.
As mudanças atingirão toda parte de seleção, avaliação e recrutamento de servidores, de Saúde e Segurança, Folha de pagamento, juntamente com cálculos, obrigações sociais, auditoria, controle, compliance, gestão de acessos e novo portal do servidor.
A intenção é que o novo sistema seja colocado em funcionamento a partir da operacionalização da folha de pagamento do mês de abril, simultaneamente com o atual, para que sejam feitas correções de possíveis erros e também comparações sobre as melhorias no trabalho dos servidores.
A necessidade de trocar o sistema de gestão surgiu pela falta de plataforma que se comunicasse com outros sistemas, como o Colare, utilizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), E-social do Governo Federal e até mesmo internos, como a Controladoria Geral do Município (CGM).
Atualmente, a Prefeitura de Goiânia utiliza o Complete, que tem linguagem de programação chamada de “Cobol” (Common Business Oriented Language), uma das mais antigas do universo da computação, criada em 1958, em desuso em boa parte do mundo.
“Com isso, os sistemas disponíveis para a Semad não podiam ser atualizados, modificados ou atender a demandas existentes devido às linguagens e formatos, o que tornou o serviço dispendioso, manual e suscetível a erros. Além de não atender a critérios exigidos para o controle de órgãos externos”, explica o secretário de administração, Denes Pereira.
O novo sistema de recursos humanos foi desenvolvido pela empresa Sigep, que tem experiência no mercado, vencedora do pregão eletrônico realizado no ano passado, e que utiliza o ERP (Enterprise Resource Planning), software de gestão que automatiza dados manuais, armazena, unifica e integra todos os sistemas de forma inteligente.
A empresa será responsável por todo o treinamento, suporte técnico e manutenção em todas as secretarias, autarquias e fundos da administração municipal. A opção por locar os serviços foi a mais vantajosa, devido ao tempo e gastos para se criar um sistema específico para gerenciar os dados dos servidores municipais, que hoje são cerca de 50 mil. A estratégia adotada foi a locação dos serviços por atingir empresas com experiência e que já possuem tecnologia.
"Tinhamos um sistema praticamente manual, ultrapassado e que não atendia nossas demandas. Agora, todos os documentos serão digitalizados, atualizados e auditados conforme exigências de órgãos como o TCM-GO", destaca o prefeito Rogério Cruz.
De acordo com Denes Pereira, o novo sistema permitirá a obtenção de informações confiáveis, permitindo a tomada de decisões de forma rápida. “Isso dará mais autonomia para que todos os órgãos da prefeitura possam gerir a vida funcional dos servidores. Reduzirá a carga de trabalho e possibilitará entregarmos documentos aos órgãos de controle”, destaca.
Para a superintendente de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Graziela Pereira, a principal vantagem está na rapidez para a solução dos problemas. “Como teremos um software já existente, integrado e com o suporte técnico disponível, ficará mais fácil e rápido solucionarmos problemas, e os custos serão menores, já que teremos plataforma que é integrada a outras”, comentou.
Serviço
Data: segunda-feira (27/3)
Horário: A partir das 8h
Local: Salão Nobre - 6º andar do Paço Municipal - Avenida do Cerrado, 999, Park Lozandes