A Redação
Goiânia - Ao longo deste mês é celebrado o Março Lilás e Amarelo, período em que a importância de se fazer exames para prevenir o câncer de colo do útero e a endometriose ganha destaque. Com o objetivo de incenticar as mulheres a se prevenir, a Unimed Goiânia lançou a campanha de conscientização Eu Cuido da Minha Vida, em parceria com a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) e com a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO).
A campanha veiculada nas redes sociais da Cooperativa incentiva as mulheres a estarem tão atentas aos sinais do próprio corpo quanto às diversas notificações de mensagem que recebem diariamente pelo celular.
Nesta sexta-feira (31/3), a Unimed Goiânia também irá promover uma roda de conversa com três médicos especialistas nas áreas das campanhas do Março Lilás e Amarelo e ainda do Março Azul para prevenção do câncer colorretal. O encontro será no Auditório do Centro de Diagnósticos Unimed (CDU), no Setor Bueno. Ele contará com a participação presencial de colaboradores da Unimed Goiânia e também será transmitido ao vivo, a partir das 16h no Workplace e redes sociais da Cooperativa.
Representante da especialidade de cirurgia oncológica no Conselho de Especialidades da Unimed Goiânia, Roberto César Cândido Fernandes, irá abordar a prevenção do câncer de colo do útero. Sobre os riscos da endometriose, a palestra será com o especialista em ginecologia e reprodução assistida, Eduardo Camelo de Castro. Já as questões ligadas ao câncer colorretal serão tratadas pela especialista em endoscopia digestiva, Ariadne Dutra Oliveira Rocha.
Prevenção
O Março Lilás aborda a importância de se prevenir o câncer do colo do útero, que é causado pela infecção do HPV e pode não ter sintomas iniciais. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a doença é a principal causa de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe. Além da campanha, a Cooperativa incentiva a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), que pode levar ao desenvolvimento de câncer. Para isso, oferece a vacina para beneficiários e também para pessoas interessadas, no Espaço Sinta-se Bem, de segunda-feira a sábado.
Já o Março Amarelo aborda a conscientização sobre a endometriose, uma doença inflamatória que causa uma alteração no organismo onde as células que revestem o útero não são expelidas corretamente na menstruação, provocando fortes dores. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência. Em formas mais graves, ela pode acarretar quadros de infertilidade.
O ginecologista e obstetra Diolindo dos Santos Freire Neto explica que o diagnóstico precoce facilita o tratamento de ambas as doenças. “Ele é feito por meio do exame preventivo. Com o tratamento adequado, o câncer de colo do útero tem cura e a endometriose pode ser controlada, fazendo com que a paciente não perca qualidade de vida. Vale destacar que no caso do câncer do colo do útero, a vacinação contra a HPV pode prevenir a doença”, esclarece o médico que também é conselheiro de Administração da Unimed Goiânia.