A Redação
Goiânia - A Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) de Goiânia foi inaugurada, nesta sexta-feira (31/3), no Setor Jardim Balneário Meia Ponte pelo prefeito Rogério Cruz. O espaço conta com dois centros cirúrgicos, estrutura para internação e recuperação de animais, e marca o retorno do serviço de castração animal em Goiânia após 10 anos. O investimento foi de mais de R$2 milhões nas duas etapas da implantação, e é o único hospital veterinário totalmente custeado pelo tesouro municipal na Região Centro-Oeste.
A unidade funciona no Centro de Saúde e Bem-Estar Animal - Genoveva Rezende Machado/ São Francisco de Assis e conta com todas as certificações sanitárias e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/GO), como uma clínica particular, exigência do prefeito Rogério Cruz para atestar a qualidade do serviço oferecido para a população.
"Estamos entregando uma demanda antiga da população. Acompanhei todos os trâmites quando ainda era vereador e, com esse conhecimento sobre o processo, podemos hoje entregar à população uma unidade moderna para tratar os animais", completou Rogério Cruz, durante a cerimônia.
A UPAVet conta também com salas de recuperação, escovação, triagem e ambiente de expurgo (utilizado para descarte de resíduos hospitalares). A estrutura tem, ainda, arsenal terapêutico, ambiente utilizado para guardar medicamentos, hall cirúrgico com acesso para a sala de preparação para cirurgia, e hall para as salas de fluidoterapia de gatos e cães, onde os animais serão internados.
O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, explica que a unidade amplia a capacidade dos serviços ofertados que, atualmente, são atendimento ambulatorial, exames clínicos e de imagem. "Agora poderão ser realizadas pequenas cirurgias e intervenções, como a castração. É o primeiro hospital no Centro-Oeste totalmente custeado pelo tesouro municipal. Uma unidade de referência que beneficia toda a cidade", observou.
Castração
A inauguração da UPAVet marca o retorno do serviço de castração no município de Goiânia após 10 anos. A diretora da unidade, Lessandra Maione, explica que, em 10 dias, começará o cadastramento da população, que é restrito a quem está no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.
"Nós temos uma fila enorme de pessoas que estão ansiosas esperando, aguardando. Então, a gente vai fazer essa organização e começar o chamamento para fazer o controle populacional, que a gente chama de castração", disse.
Homenagem
O secretário Municipal de Cultura (Secult), Zander Fábio, explicou que o nome escolhido para o Centro de Saúde e Bem-Estar Animal foi uma homenagem à mãe de Iris Rezende Machado, Genoveva Rezende Machado, quando ele ainda exercia mandato na Câmara Municipal e apresentou o projeto.