Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

INICIATIVA

TRT e TJ firmam parceria para facilitar acesso à Justiça no interior goiano

Varas do trabalho receberão treinamentos | 24.04.23 - 14:41 TRT e TJ firmam parceria para facilitar acesso à Justiça no interior goiano (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia -
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18ª) e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) firmaram pareria para garantir a possibilidade de realização de atos relativos a processos trabalhistas em cidades do interior do Estado de Goiás que não contam com uma sede de Vara do Trabalho. A parceria prevê, para isso, a utilização de ambientes informatizados dos edifícios do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).
 
Assim, o trabalhador que residir em uma cidade que não conta com uma Vara do Trabalho não precisará se deslocar até outra cidade para participar de uma audiência trabalhista. A mesma possibilidade, naturalmente, será dada ao representante da empresa ou à pessoa reclamada. As partes poderão fazer uso das chamadas “salas passivas” instaladas nos fóruns do Poder Judiciário Estadual. Essas salas são destinadas à realização de atos processuais, especialmente depoimentos de partes e testemunhas por meio de videoconferência.
 
Presença ampliada no interior
Além das 18 varas na capital, Goiânia, o TRT de Goiás tem outras trinta varas e dois postos avançados instalados em 24 cidades do interior, com jurisdição em todo o Estado. O Fórum Trabalhista de Goiânia, por exemplo, atende a capital e outras 10 cidades, como Trindade, Abadia e Guapó. Com o projeto “TRT Presente”, as partes dessas cidades poderão realizar atos processuais em uma das salas passivas do TJ-GO, sem precisar se deslocar para Goiânia. Atualmente, segundo o TJ-GO, estão disponíveis para uso 153 salas passivas em cidades do interior goiano.
 
Pensando em localidades mais distantes, uma pessoa de Cavalcante, por exemplo, teria que percorrer 245 quilômetros até a sede da jurisdição em Posse para participar de uma audiência. Com a utilização das salas informatizadas nas comarcas do interior, todos os atos processuais poderiam ser praticados do local de residência das partes.
 
A parceria ainda prevê a disponibilização de profissionais capacitados para viabilizar os atos agendados pela Justiça do Trabalho e Justiça Federal. O agendamento de depoimentos e participação de audiências por videoconferência deve ser feito pela secretaria da Vara do Trabalho ou Federal à diretoria do Foro da Comarca.
 
“TRT Presente”
Para colocar em prática o projeto, será realizado um treinamento para utilização das salas no próximo dia 25 de abril, às 18 horas, com todas as varas do trabalho em Goiás que deverão aderir ao projeto. A realização da primeira audiência do “TRT Presente” está prevista para maio.
 
Pontos de Inclusão Digital
Para maximizar o acesso à Justiça e resguardar os excluídos digitais (pessoas privadas do uso da tecnologia moderna), o TRT-18 já havia instalado, no ano passado, Pontos de Inclusão Digital (PIDs). A iniciativa atende a Recomendação CNJ nº 130/2022. As áreas utilizadas como PIDs são a sala da Secretaria-Geral Judiciária, os espaços dos CEJUSCs e das salas de audiências das varas únicas.
 
Ponto de Inclusão Digital é qualquer sala com acesso à internet que permita, de forma adequada, a realização de atos processuais, principalmente depoimentos de partes, testemunhas e outros colaboradores da Justiça, por sistema de videoconferência, bem como a realização de atendimento por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução CNJ nº 372/2021.
 
Os PIDs instalados no TRT-18 são disponibilizados também para o uso de outros órgãos. Para acessar um dos PIDs do TRT-18, o agendamento deve ser feito com a Secretaria-Geral Judiciária do Tribunal por meio do e-mail sgj@trt18.jus.br ou pelo telefone (62) 3222-5139.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351