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entre Praça Walter Santos e Rua Jaraguá

Fase de teste: Castelo Branco terá mudança de sentido na próxima terça (9)

Alteração integra Maio Amarelo | 02.05.23 - 22:17 Fase de teste: Castelo Branco terá mudança de sentido na próxima terça (9) (Foto: Divulgação Prefeitura de Goiânia)

A Redação

Goiânia
- Com a intenção de minimizar impactos no trânsito em horários de maior fluxo, a 
Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) instala, na próxima terça-feira (9/5), uma faixa reversa na avenida Castelo Branco, entre Praça Walter Santos e Rua Jaraguá. A ação vai contar com a participação de moradores que passarem pelo local das 17 às 19 horas. Agentes do órgão estarão na região esclarecendo dúvidas e orientando motoristas. 

O teste faz parte de uma série de ações previstas na campanha Maio Amarelo. “Essa é uma das ações que instituímos para melhorar o trânsito e levar maior qualidade de vida para nossa população”, informa o secretário municipal de Mobilidade, Vinícius Henrique Alves, ao frisar que o volume de carros aumenta no sentido bairro-centro, no início da manhã, e inverte no final da tarde. 
 
Os estudos para implementação da solução ocorreram ao longo dos últimos 20 dias, com técnicos da SMM realizando uma simulação do projeto piloto em 21 de abril, feriado de Tiradentes. “Agora faremos um teste maior, com a ampla participação da população que passa pela região”, detalha o titular da SMM, ao pontuar que a pasta realiza estudos em outras áreas da cidade, com foco na melhoria da qualidade de vida do goianiense.  
 
“A faixa reversa é uma solução inteligente adotada mundo afora e em grandes centros urbanos no Brasil, dentre eles, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. E agora será instituída em Goiânia como um instrumento que pode melhorar a mobilidade em pontos estratégicos da capital”, explica Vinícius Henrique Alves.
 
A escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos em que os moradores se deslocam para o trabalho, e retornam para suas residências. 
 
“Os estudos devem mostrar as melhorias ao condutor no horário de fluxo. É o conceito de entregar o cidadão próximo de seu destino, sendo que pode ganhar tempo no deslocamento. Isso se traduz em possibilidade de chegar mais cedo em seus compromissos e, em muitos casos, propiciar mais convivência com a família ou realização de outras atividades”, detalha Vinícius Henrique. Segundo ele, a pasta se debruça em mapear investimentos necessários para diminuir a sobrecarga em diversas vias da capital. 
 
Outro ponto a ser observado, ao longo do estudo, é o impacto em vias alimentadoras, caso seja implantada faixa reversa exclusiva que possibilite a conversão de carros à esquerda. No caso em estudo, por exemplo, o condutor que utiliza a Rua Benjamin Constant, em Campinas, em direção à Região Sudoeste seria impactado de maneira positiva, ao acessar a castelo Branco. 
 
O resultado da simulação realizada durante o feriado de Tiradentes foi avaliado pela SMM de maneira positiva. Agora, a pasta realiza o trabalho de informar comerciantes, trabalhadores e população que transita pela região sobre o próximo teste do projeto piloto.
 
A atividade inclui distribuição de panfletos, faixas suspensas, visita de agentes da SMM aos comércios localizados na via e peças explicativas divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Goiânia. 

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