Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

POLÍTICA

'Ilha da fantasia': Rui Costa critica Brasília e políticos do DF reagem

Fala preconceituosa repercutiu na internet | 05.06.23 - 09:38 'Ilha da fantasia': Rui Costa critica Brasília e políticos do DF reagem (Foto: José Cruz/AB)José Abrão

Goiânia
- O ministro da Casa Civil, Rui Costa, atraiu críticas de parlamentares e de organizações do Distrito Federal após se referir à capital federal como uma “ilha da fantasia” em que a classe política fica isolada e perde o contato com a realidade da população. "Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, disse. A declaração foi feita durante um evento em Itaberaba (BA) na sexta-feira (2/6).
 
A fala despertou reações durante o fim de semana entre membros de diversos partidos e também na internet. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chamou Costa de “idiota completo” em entrevista ao Correio Brasiliense, mas ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "nunca demonstrou pensar como o ministro". A declaração também pegou mal no Congresso Nacional. O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) declarou que “as palavras do ministro são insinuações desrespeitosas à própria política, em tempos que ela tem que ser valorizada".
 
A deputada federal Érika Kokay (PT) se manifestou no Twitter, dizendo que Brasília é “terra de gente trabalhadora". E completou: "Gente que trabalha, produz, estuda, que sofre com a falta de serviços públicos, que dança, que ri, que se manifesta das mais diversas formas e que, além de tudo isso, sedia e recebe muito bem quem vem para cá trabalhar pelo país”.
 
Repercussão no DF
Os deputados distritais de Brasília também se queixaram. Chico Vigilante (PT) disse que a fala do ministro foi “infeliz” e "mostra completo desconhecimento da capital federal”. Paula Belmonte (Cidadania) escreveu no Twitter: “Onde ele pensa que está? Essa é uma visão equivocada, de quem não conhece nossa Capital, nosso povo! Realmente, o senhor Ministro precisa sair do gabinete”. Ficou a ambiguidade se “sair” seria sair para ver a realidade da cidade ou sair do cargo.
 
Os deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP-DF), Joaquim Roriz Neto (Pros-DF) e Thiago Manzoni (PL-DF) já promulgaram um ofício endereçado ao presidente em que pedem pela demissão de Costa. “As declarações do Ministro Rui Costa não apenas demonstram uma falta de respeito pela capital federal, mas também levantam dúvidas sobre sua capacidade de desempenhar suas funções de forma adequada", diz o texto.
 
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Brasília (OAB-DF) também publicou nota em que afirma que o ministro precisa ter “noção de responsabilidade”: “Os dizeres do ministro ofendem a memória de nossos antepassados, daqueles que acreditam no projeto de um Brasil para todos que Brasília representa”.
 
Desde a gafe, Costa não se manifestou mais sobre o caso. O presidente Lula e o governo federal também não se posicionaram. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351