José Cácio Júnior
Encontrar algum lugar para cuidar do cabelo, unhas e pele e passar algumas horas cuidando de si mesmo. Não se trata de um salão de beleza lotado de mulheres. Aliando corte de cabelo e barba, existem barbearias que ampliaram os serviços oferecidos ao universo masculino.
Barbeiro há 37 anos, profissão que herdou do pai, Ruimar Ferreira, 54 anos, é uma referência em Goiânia quando se trata de uma barbearia tradicionalmente masculina. Além de ser um ponto de beleza voltado aos homens, a Barbearia New Star, localizada na Praça Tamandaré, se tornou um reduto de encontro de políticos e autoridades de Goiânia.
"O homem quer um ambiente onde ele possa ter um convívio masculino. Aí eu fiz a barbearia com um ambiente mais relaxante. Talvez o homem seja mais vaidoso que a mulher hoje. Ele arruma unha, sobrancelha, desenha barba, faz limpeza de pele", explica Ruimar.
Ele conta que a profissão remonta desde a idade média, quando os barbeiros eram responsáveis pela aparência dos reis. "Barbeiro era um confidente do rei, é uma das profissões mais antigas do mundo. No momento que você está mexendo no cabelo, a pessoa relaxa. Se ela tem algum problema ou está alegre, ela conta. Comigo, se tornam clientes amigos."
Apesar da tradicionalidade, Ruimar revela que precisou se adaptar a algumas mudanças na sociedade. Uma delas foi a da "onda dos cabelos grandes" na década de 70. "O barbeiro precisou aprender a mexer com secador", conta, dizendo que não aceitou transformar a barbearia em um salão unissex.
Ruimar Ferreira mostra fotos de políticos, autoridades e artistas que atendeu (Foto: Randes Nunes)
Ruimar diz que, além dos serviços oferecidos, preparou o ambiente da barbearia para que os clientes se sentissem em casa. Logo na entrada existem três poltronas ao lado de uma estante de livros batizada de Livraria Ursulino Leão. Para quem aprecia cachaças, o barbeiro possui diversas qualidades da caninha destilada.
A fama de Ruimar fez com que ele recebesse convites para abrir barbearias em outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF). Um dos incentivos partiu do ator Milton Gonçalves. "O Milton veio aqui e me falou que eu tinha que montar uma barbearia no Rio de Janeiro: 'No Rio não tem isso mais, Ruimar. Monta uma lá'. Mas eu preferi ficar em Goiânia", conta.
Autoridades
A lista de autoridades que cortaram o cabelo na New Star conta com nomes como Pelé, Maradona e Galvão Bueno. Mas é no campo político que Ruimar pode se sentir um privilegiado. Poucas pessoas têm a oportunidade de se relacionar com os principais políticos do Estado nestas quase quatro décadas de trabalho.
Desde o ex-governador Mauro Borges, políticos como o ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), Delúbio Soares (PT), o governador Marconi Perillo (PSDB), o ex-governador e prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), sentaram nas cadeiras da barbearia.
"Você tem que saber atender uma autoridade para ela se sentir à vontade e saber que não será pertubado quando vem aqui no salão", explica Ruimar, com sua discrição particular. O barbeiro contou com orgulho o fato de ter cortado o cabelo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em recente visita do senador a Goiânia para acompanhar a mulher em tratamento médico. "Depois o Sarney até me mandou uma carta, assinada do próprio punho, me agradecendo. Fiquei encantado com ele."
Em relação aos segredos políticos que ouve das autoridades, Ruimar é ainda mais discreto. "Tenho que saber tratar e absorver. Eu não tenho lado político e nunca misturei as coisas."
O procurador de Justiça do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Demóstenes Torres, é cliente assíduo do New Star. A última visita, segundo o barbeiro, foi a cerca de dois meses, depois de ter o mandato no Senado cassado pela relação com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. "Como toda vez eu raspo a cabeça do Demóstenes, ele demora uns dois meses a voltar."
Sobre a cassação do mandato, Ruimar diz que Demóstenes não comentou nenhuma palavra. "Nem eu comentei nada", completa, de maneira discreta.