Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ENTREVISTA

"Goiânia se tornará a capital do esporte", diz secretário Danilo Rabelo

Auxiliar da gestão municipal anuncia ações | 30.06.23 - 12:36 "Goiânia se tornará a capital do esporte", diz secretário Danilo Rabelo titular da Secretaria Municipal dos Esportes, Danilo Rabelo (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Ludymila Siqueira

Goiânia -
 "Nosso objetivo é que a população tenha acesso ao esporte em todos os cantos de Goiânia". É o que afirma Danilo Rabelo, titular da Secretaria Municipal dos Esportes, ao destacar que a ideia da atual gestão da pasta é direcionar atenção para as mais variadas modalidades esportivas. "Para ir além do futebol e, assim, tornar a capital goiana uma referência nacional", diz. O assunto foi abordado nesta sexta-feira (30/6), durante visita de Danilo ao jornal A Redação

Conforme destacou o secretário, os projetos para serem colocados em prática já estão alinhados e serão executados muito em breve. "Vamos levar estes serviços para todos os cantos da cidade. O esporte é capaz de promover saúde, inclusão social, trabalho em equipe e reafirmação de valores", pontua Danilo ao enfatizar que quer deixar como legado o entendimento de que a prática esportiva realizada de forma correta resulta em impactos positivos para a sociedade. 

Ainda de acordo com o secretário, que está à frente da pasta há pouco mais de 40 dias, a proposta é garantir que o avanço da prática esportiva em todas as regiões de Goiânia seja contínuo. Para isso, conforme relatou ao AR, é pensado um planejamento estratégico a longo prazo, com um plano de ação que facilite o acesso da sociedade ao esporte durante muito tempo. Este é, segundo Danilo, um dos principais desafios que, para ele, serão enfrentados dentro da pasta. 

Para democratizar e descentralizar a prática de esportes em todas as regiões de Goiânia, inclusive nas localidades mais afastadas, uma das primeiras propostas de Danilo é ampliar os polos esportivos gratuitos da cidade. O serviço, chamado 'Esporte nos Bairros 2.0', promove diversas atividades e modalidades para o público de todas as idades. A meta do auxiliar do prefeito Rogério Cruz é dobrar "muito em breve" o atendimento do atual programa. 
 
A expectativa é que a ideia da ampliação, que será detalhada ao prefeito Rogério Cruz, comece a ser executada em agosto. "O principal desafio é criar um sistema para alavancar o esporte em toda a capital, de forma ampla. A nossa meta, determinada pelo prefeito, é exatamente essa. Nós vamos passar de 13 para 25 polos espalhados pela capital e de 15 mil para 30 mil atendimentos", anuncia. 
 

 Titular da Secretaria Municipal dos Esportes, Danilo Rabelo, em entrevista ao jornal A Redação (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
O secretário destaca ainda que pretende criar o Conselho Municipal do Esporte em Goiânia. A ideia é que as decisões envolvendo o meio esportivo sejam em conjunto com todas as federações, todas as associações, com os esportistas e com a população. O foco desta ação, conforme pontuou Danilo, será estabelecer uma política de estado e não apenas de governo, para que assim as ações se perpetuem a cada ano. 

Eventos nacionais
Ao A Redação, Danilo Rabelo adiantou que a Prefeitura de Goiânia busca se tornar a capital sede de grandes eventos voltados ao esporte. "A expectativa é que a capital cresça muito dentro de novos projetos, pluralização, incentivos e recursos, no sentido de também alavancar no cenário nacional e internacional", comenta. 
 
A capital conquistou espaços nesse sentido. Na última semana, por exemplo, Goiânia sediou a segunda fase regional do evento Conexão Paralímpica. Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a programação foi realizada pela primeira vez em Goiânia e reúne três competições organizadas pela entidade que rege o paradesporto nacional.
 
Ao todo, 225 atletas participaram de cinco modalidades, distribuídas em três locais. Desta forma, as provas ocorreram no Campus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza, com atletismo, bocha e tiro com arco; no Sesi Multiparque, no Santa Genoveva, com natação; e na Liffe Academia de Tiro, em Aparecida de Goiânia, com tiro esportivo.
 

(Foto: Ana Patrícia/CPB)
 
Criado pelo CPB no ano passado, o projeto Conexão Paralímpica agrega três diferentes competições: as Paralimpíadas Universitárias, o Intercentros e as Paralimpíadas Militares. Inédito em Goiânia, o evento fez parte da parceria entre a entidade e o município, com a criação do Centro de Referência Paralímpico goianiense, em 2022.
 
"O evento na cidade é fruto de ações da gerência de desporto paralímpico.  São muito engajados e possuem muito conhecimento ao se tornarem referência no Centro-Oeste. Ações como estas são muito importantes, pois, em muitos casos, o esporte pode ser capaz de mudar a vida das pessoas, no sentido de promover novas esperanças", descreve Danilo.
 
Goiânia esportes 
Outra iniciativa voltada ao esporte será a implementação do programa 'Goiânia Esportes'. A ação visa fomentar atletas da capital goiana. Neste sentido, profissionais que precisarem de recursos financeiros para participar de campeonatos esportivos em outros estados, por exemplo, poderão contar com o apoio da Prefeitura de Goiânia em passagens aéreas, hospedagem, entre outros. 

Além disso, a gestão municipal buscará parceria com times profissionais de Goiânia para que atletas possam ser encaminhados para a categoria de base destes clubes em diversas modalidades. 
 







Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 03.07.2023 08:07 André Suzuki

    Esse jovem secretário parece ser muito promissor, tenho acompanhado algumas ações da Secretaria Municipal dos Esportes, estou gostando bastante. Parabéns.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351