Caroline Louise
São Paulo - O filme da Barbie, que foi lançado nesta quinta-feira (20/7) nos cinemas de todo o Brasil, tem causado uma euforia entre os admiradores da boneca. Uma verdadeira onda cor-de-rosa tem tomado as ruas e as redes sociais. São tantos fãs que nós do jornal A Redação decidimos, por curiosidade, pesquisar a quantidade de pessoas registradas com o nome Barbie no País: são 23 ao todo.
E não para por aí, o Ken não poderia ficar de fora. São 207 registros com o nome do companheiro da boneca, sendo 108 no Estado de São Paulo e 22 no Paraná. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também revelam que após o ano de 1980 houve uma escalada de registros. O pico foi a partir de 2000, com 39 pessoas.
Conforme o JusBrasil, "há liberdade para escolha do prenome da criança por parte dos pais, ou seja, como regra geral, os genitores podem optar pelo prenome que quiserem para os filhos, não cabendo ao Estado intervir na eleição do antenome. Considera-se lícito aos pais, inclusive, escolher para os filhos nomes totalmente novos, criados pelos genitores para designar e identificar sua prole."
Entretanto, o parágrafo único do artigo 55 da lei de Registros Publicos dispõe que “os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores”.