Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Acordo

Prefeitura de Aparecida de Goiânia e Dnit realizam obras na BR-153

Decisão é resultado de acordo entre órgãos | 30.09.12 - 11:39

A Redação

Goiânia
- O impasse que vem se estendendo pelos últimos meses agora tem data para ser resolvido. A retomada de um acordo entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prevê a restauração da iluminação do trecho urbano da BR-153 e o recapeamento do Anel Viário, que deve ser concluído pelo Dnit no mês de novembro.

De imediato, o Dnit dará início às obras do viaduto no Trevo da Manoela e ao recapeamento do Anel Viário. As obras de revitalização da iluminação pública foram iniciada há duas semanas.

Passarelas
O acordo foi feito em agosto deste ano e participaram ainda a Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop) e a Celg. Além do viaduto, que liga o Centro de Aparecida de Goiânia à região Leste da cidade, por meio da BR-153, o projeto do Dnit prevê a construção de sete novas passarelas e a reforma de uma já existente. Os locais onde serão construídas as passarelas são pontos estratégicos, de maior fluxo de pedestres.

“As passarelas serão implantadas em frente ao Supermercado Makro, próximo ao Postão Aparecida, posto Bandeirante, Posto Santo Antônio, Terminal Araguaia, Furnas, Arroz Cristal e reforma da passarela situada em frente a Mabel”, explicou o superintendente do Dnit, Anderson Cabral. O valor total investido na construção do viaduto e das passarelas é de cerca de R$ 7,7 milhões do governo federal.

Iluminação
Além da revitalização da iluminação pública em um ponto específico, outros trechos que não contam com fiação, serão recuperados a partir da segunda quinzena de outubro, com a execução de um projeto em parceria com a prefeitura de Goiânia, Dnit e Celg.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia, Rodrigo Caldas, seis, dos 15 quilômetros da BR-153 no município já receberam a nova iluminação. “Nossa expectativa é revitalizar 70% do perímetro urbano da rodovia. Só não chegaremos a 100% por conta ds furtos de cabeamento e de alguns trechos que não contam com a rede de energia e transformadores”, disse.

Anel Viário
As obras de recapeamento de 300 mil metros do Anel Viário foram terceirizadas e o custo girou em torno de R$ 3 milhões. “A expectativa da empresa que está fazendo o recapeamento no Anel Víário é de que as obras terminem em novembro, já que estão faltando ainda a sinalização horizontal, como a revitalização de faixas de pedestres, que foram apagadas com a renovação da pista, e implantação dos taxões, que melhoram significativamente a visão noturna dos motoristas e demais usuários do Anel Viário”, informou o diretor de obras da Seinfra, Dulcélio Costa.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351