Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - A dupla Os Bandeirantes, que nasceu no sudoeste goiano, vai reunir os amigos e admiradores em almoço sertanejo no Parque de Exposições de Rio Verde neste domingo (20/8), a partir das 10h, para comemorar os seus 40 anos de estrada. Nessa iniciativa do Sindicato Rural, que está sendo organizada pelo empresário Lázaro Leão e Delcilaine Silva Paiva, haverá a participação especial de músicos e amigos, que vão animar o ambiente.
A música está presente, desde crianças, na vida dos irmãos Almir, que no dia-a-dia trabalha como eletricista, e Delcione Dourado Paiva, que é pedreiro e construtor. Eles gostavam de animar as festas e reuniões de família e de vizinhos, em sua cidade, e começaram a cantar, ainda jovens, em 1979, nas roças em que trabalhavam, no final de jornadas. A partir de 1983 passaram a se dedicar mais à música.
Incentivo
O primeiro e grande incentivo veio do pai, Antônio Luiz Paiva, conhecido como Antônio Pedreiro; também apreciador de música, estava constantemente cantarolando nas rodas de amigos e estimulou os filhos a realizar esse sonho, ensinando acordes musicais e a se apresentar para o público. Primeiro, ganharam um violão e depois vieram a sanfona, o pandeiro e outros instrumentos, a presença de amigos e instrumentistas, e foram se enturmando no meio artístico.
A dedicação à música e a vontade de atuar na área levou-os a formar a dupla, que primeiro se chamou ‘Arli e Arleno’, depois “Dino e Deno” e, finalmente, ‘Os Bandeirantes’, e não parou mais, com apresentações em exposições agropecuárias, festas e eventos diversos.
“Não ganhamos muito dinheiro e nem fizemos sucesso, mas nos realizamos alegrando festas e conquistando amigos por onde passamos, recebendo o carinho de todos”, diz Delcione, que agradece essa acolhida e as amizades que conseguiram ao longo dos anos de estrada, de muita animação e de muita música por esse Brasil.
A dupla gravou dois DVDs e um CD, com recursos próprios, em estúdio em São Paulo, pois na época não tinha onde produzi-los em Goiânia, e aproveitaram cada viagem para se apresentar onde era possível.