A Redação
Goiânia - Responsável pelo Pre-Texts, uma das metodologias do programa Levemente - iniciativa que promete coibir casos de violência dentro dos portões das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), a professora Doris Sommer, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, prestigiou o lançamento da projeto, que ocorreu nesta segunda-feira (21/8), no HUB Goiás, em Goiânia. O vice-governador Daniel Vilela também participou do evento.
Com a apresentação do programa ao público, o Governo de Goiás dá mais um passo em direção ao bem-estar e segurança dos estudantes goianos. “Estamos somando as ferramentas e os estudos para garantir a segurança e a boa formação socioemocional dos nossos alunos”, apontou Vilela, que enfatizou ainda como o programa coloca o estado na vanguarda das ações de prevenção à violência nas escolas com esse programa pioneiro.
“Goiás se destaca ao agir com toda a inteligência para mitigar os riscos de extrema violência, como as que aconteceram no passado. Hoje, lançamos uma alternativa fruto de estudos e de pesquisas com professores renomados mundialmente. Goiás, mais uma vez, dá um passo à frente para que a gente possa ter aqui um ambiente escolar seguro, adequado aos alunos e aos professores”, destacou o vice-governador.
Sobre a Pre-Texts, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, lembra que a metodologia foi implantada com sucesso em escolas públicas de Boston, Massachussetts (EUA). Em Goiás, o programa visa construir um ambiente acolhedor para os alunos, além de instrumentalizar formas de detectar e prevenir possíveis casos de violência na comunidade escolar.
Lyra Netto ainda ressalta que o programa, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), é voltado para coibir casos de violência dentro dos portões da escola. “Dentro das escolas o nosso objetivo é trabalhar o desenvolvimento emocional dos alunos e prevenir comportamentos extremos.”
Doris Sommer explicou que a metodologia criada por ela permite aos alunos desenvolverem competências como a análise crítica e criativa de textos e aprender a conhecer e reconhecer as diferenças dos outros. “Há quem diga que os seres humanos são naturalmente agressivos. Prefiro dizer que somos seres dinâmicos. Intervimos no mundo e fazemos do mundo o nosso espaço de intervenção. Para quem quer resguardar uma situação existente, a intervenção é vista como agressividade. Para quem vê que o mundo tem muitas possibilidades, cada intervenção pode ser uma ponte”.
A idealizadora da metodologia veio a Goiás para oficinas com professores e alunos e auxiliar na formação de como lidar com os desafios ligados à violência nas escolas. Ela visitou a EFG Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.
O programa Levemente já está em funcionamento nas Escolas do Futuro de Goiás. O diretor da unidade de Santo Antônio do Descoberto, Leandro Nery, diz que já é possível colher os primeiros frutos do projeto. “O programa veio justamente para instrumentalizar a identificação de potenciais riscos ou pessoas da comunidade acadêmica que esteja passando por algum transtorno ou necessidade de apoio psicológico e emocional. Temos alguns alunos que estão sendo acompanhados e é significativa a melhoria da saúde emocional que estão tendo”, concluiu.