A Redação
Goiânia - A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) deflagrou nesta quarta-feira (30) uma operação de fiscalização de vans do transporte escolar. A ação busca garantir o cumprimento de normas de segurança, como a vistoria semestral dos veículos, o curso de transporte de passageiros para os motoristas e o uso do cinto de segurança.
Agentes da SMTA fizeram abordagens nas imediações do Colégio Estadual da Polícia Militar no Colina Azul; do EMEI Professora Vinovita Guimarães da Silva, no Residencial Astória; e da Escola Interação, na Vila Brasília.
Os agentes verificaram as condições de uso dos veículos e os documentos obrigatórios a vans de transporte escolar, sendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Termo de Vistoria, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Conforme o secretário da SMTA, Avelino Marinho, em Aparecida há cerca de 100 vans do transporte escolar rodando irregularmente. As multas pelo descumprimento das normas aplicadas a esses veículos variam de R$ 186,00 a R$ 930,00, dependendo da irregularidade constatada. E o veículo fica retido até a regularização das pendências.
“Os pais dos alunos também podem nos ajudar verificando se o veículo tem registro na SMTA e é licenciado para fazer transporte escolar, seguindo as determinações dos órgãos reguladores de trânsito”, frisou Avelino.
Num dos veículos fiscalizados nesta quarta-feira, os agentes da SMTA flagraram duas crianças viajando no banco da frente sem cinto de segurança. Essa mesma van tinha apenas um dos dois limpadores de parabrisa em funcionamento.