A Redação
Goiânia - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, empossou, nesta quinta-feira (31/8), Alessandra Gontijo do Amaral, no cargo de juíza-membro titular durante o biênio 2023/2025. "Estou ciente da importância histórica da democracia para a melhoria da condição de vida do nosso povo”, agradeceu Gontijo, ao citar a oportunidade de integrar a Corte Eleitoral goiana.
Gontijo vem da 19ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goiânia e passa a ocupar, no TRE-GO, cargo no Gabinete de Juiz de Direito II. Durante a solenidade de posse, realizada no auditório Desembargador Geraldo Salvador de Moura, ela ressaltou que a conquista significa muito. "É uma honra para mim como mulher, cidadã e juíza, pois é aqui que a democracia se consolida e se aprimora, sob a forma de eleições limpas, democráticas, seguras e transparentes”.
A nomeação e o ingresso da nova magistrada ao Tribunal Pleno se deram por indicação do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para substituir Mônica Cézar Moreno Senhorelo, recentemente empossada como desembargadora.
A vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás e presidente do Gabinete de Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça, no âmbito deste Tribunal, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, saudou Gontijo em nome da Corte Eleitoral. “A juíza representa a importância da mulher na sociedade e no Poder Judiciário, trazendo sua sensibilidade, inteligência e competência para o exercício da função eleitoral. Sua presença no TRE-GO fortalece a representatividade feminina e a diversidade na Corte, contribuindo para o aprimoramento da democracia e da moralidade no processo eleitoral”, declarou.
Na sequência, representando a OAB/GO, Talita Hayasaki proferiu discurso de homenagem à juíza, em que afirmou que “a construção de um sistema de justiça democrático passa, necessariamente, pela inclusão de mulheres em postos centrais de poder e decisão da Justiça Eleitoral, para servirem de farol para as que estão iniciando sua caminhada”.
Prestigiaram a solenidade Anna Vitória Caiado, representando o governador Ronaldo Caiado; os desembargadores Algomiro Carvalho Neto, José Ricardo Machado, Mônica César Senhorelo, Wilson Saflate Fayad, Wilton da Costa Melo e Wilton Müller Salomão; os juízes Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, Flávia Lançoni Costa, Gustavo Assis Garcia, Gustavo Dalul de Oliveira, Lídia de Assis e Souza, Marcos Vinicius Alves de Oliveira, Maria Antônio Faria ,Marina Cardoso Buchdid, Romério do Carmo Monteiro , Simone Monteiro e Soraya Fairy; da promotora de justiça da Cidade Goiás, Luciene Oliveira Otoni; os ex-juízes do TRE-GO, Luciano Hanna e Eládio Amorin; e os advogados Wandir Allan e Alexandre Alencastro Veiga.
Perfil
Alessandra Gontijo é natural de Lagoa Formosa (MG). Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e especialista em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera (Uniderp), foi empossada como magistrada em 2001 e, atualmente, é juíza da 19ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goiânia.
Destacam-se em sua atuação as funções de diretora do Foro das comarcas de Novo Gama, Cristalina, Luziânia e Goiás, juíza eleitoral, membro da Turma Recursal da 8ª Região, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Goiás, integrante do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO). e coordenadora 8° Cejusc de Goiânia – Cejusc Procon.