Caroline Louise
São Paulo - Moradores de Belo Horizonte ficaram surpresos com uma nuvem em formato de cachoeira que cobriu alguns pontos da Serra do Curral na segunda-feira (4/9). "Eu queria ter visto de perto. As imagens são bem bonitas. Parece uma cachoeira de nuvens. Se eu tivesse uma vista da serra naquela altura, eu ia ficar todo dia na janela esperando pra ver de novo", diz Vinícius Caricatte, que é fotógrafo na cidade.
O fenômeno, conhecido como nuvem orográfica, só acontece quando uma corrente de ar passa por uma colina ou montanha isolada e forma um nevoeiro. "Quando o ar é forçado a subir um lado da montanha, o nevoeiro fica bem denso, parecendo uma esponja, ele tem uma certa capacidade de absorver o vapor d'água, então quando ele é forçado a descer a montanha, ele vai se resfriando e perde a capacidade de armazenar o vapor, que vai se condensar e formar o nevoeiro", explicou o meteorologista Lizando Gemiacki, do Instituto de Meteorologia de Belo Horizonte (Inmet-BH), ao jornal A Redação.
A Serra do Curral fica perto da Praça do Papa, ponto turístico bastante conhecido na capital mineira. O local estava cheio de visitantes que ficaram encantados com o que viram. Vários vídeos circulam nas redes sociais; confira:
Confira os vídeos: