A Redação
Goiânia - O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) pediu, nesta quarta-feira (4/10), esclarecimentos à Prefeitura de Goiânia sobre a recente troca na direção do Zoológico. Isso porque a enfermeira Daiane Vieira Lopes foi nomeada, no lugar do médico veterinário Raphael Cupertino Teixeira Mello, após Danilo Alvino assumir a presidência da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul).
A nomeação foi divulgada na última sexta-feira (29/9) e causou polêmica já que, segundo o CRMV-GO, "determinadas atividades, de acordo com a legislação vigente, nos termos do Decreto nº 445/2021 e da Lei n. 5.517/68, são privativas da profissão de médico veterinário."
Por meio um ofício, o órgão questionou à legalidade da nomeação, ressaltando ainda que "a gestão do zoológico envolve cuidados com a saúde e bem-estar dos animais, a prevenção de doenças, a supervisão das condições sanitárias, entre outros aspectos que requerem conhecimento e formação específicos na área da Medicina Veterinária", traz parte do documento.
O CRMV-GO também encaminhou um ofício ao Ministério Público de Goiás e ao Tribunal de Contas do Município solicitando providências no tocante ao caso, uma vez que, a nomeação de um profissional que não seja médico-veterinário para o cargo em questão, configura, supostamente, o crime de exercício ilegal da profissão, pois caracteriza inobservância ao artigo 47 da Lei de Contravenções Penais (Lei nº 3.688/41).