Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Reconhecimento

Professora Maria Deusa recebe homenagem na Câmara de Goiânia

Evento celebra 75 anos do Externato São José | 07.10.23 - 11:36 Professora Maria Deusa recebe homenagem na Câmara de Goiânia Professora Maria Deusa com Irmã Maria José Fleury e Irmã Colomba (Foto: Álbum de família)Jales Naves
Especial para A Redação
 
Goiânia – Goianiense que nasceu no bairro de Campinas e que dedicou sua vida ao magistério, mais especificamente como professora de Língua Portuguesa, a professora Maria Deusa Muniz Granja de Siqueira será uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Goiânia na sessão especial em comemoração aos 75 anos de fundação do Colégio Externato São José. A homenagem foi proposta pelo vereador Lucas Kitão e será realizada na segunda-feira (9/10), às 17h, no plenário do Legislativo goianiense, com transmissão pelo canal do Youtube da Câmara.
 
 “Eu me realizei como educadora e mestre da nossa querida Língua Portuguesa no São José por 38 anos”, disse, entusiasmada, ao se sentir muito honrada com essa homenagem do Legislativo de Goiânia. Casada com o médico Luciano Sanches de Siqueira, eles têm três filhos – Bruno, Luciana e Gustavo –, que “são frutos da educação dominicana do Colégio Externato São José”.
 
Trajetória
Maria Deusa Muniz Granja de Siqueira, bacharel em Línguas Neolatinas Português/Francês pela Universidade Federal de Goiás, fez pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira. Iniciou seus trabalhos como educadora no Instituto Lúcio, sob a direção da professora Maria Leal Lúcio, em Campinas, prosseguindo no Colégio Santa Clara, no Instituto Paulo VI, dos padres redentoristas, Colégio Ateneu Dom Bosco, dos padres salesianos; e, em 1976, trabalhou num Projeto Educacional no Depósito de Subsistência da Marinha, no Rio de Janeiro, para atualização de marinheiros no Ensino do I Grau.
 
Em 1979 ingressou no Colégio São José, onde ficou até 2017, que se tornou seu campo de trabalho e sua segunda casa, oportunizando-lhe numerosos cursos de atualização, aperfeiçoamento e vivências de valores dominicanos. “Nesses 38 anos em sala de aula tive o prazer de vivenciar o trabalho na direção do Colégio de Irmã Mirtes, Irmã Rita e Irmã Edith, professora Teresinha Lins Rocha, professora Darlei, professora Tatiana e de dar um pouco de conhecimentos de nossa Língua, aprendendo com os alunos, no eterno jogo da Educação”. Citou ainda, como exemplos de vida e educação dominicana, a Irmã Maria José Fleury Curado e a Irmã Colomba Domingues.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351