Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Outros se classificaram para próxima fase | 17.10.23 - 12:33
(Foto: divulgação) A Redação
Goiânia – Alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, em Formosa, conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat). A competição é dividida em duas modalidades: teórica e prática. Na teórica, três alunos da unidade escolar conquistaram medalhas de ouro, uma aluna conquistou a medalha de prata e três estudantes levaram de bronze. Já na modalidade prática, oito estudantes se classificaram para participar da terceira fase da disputa.
A participação dos alunos do Cepi de Formosa tem supervisão do professor de Matemática Arlley Kacyo. Ele conta que é muito gratificante ver os alunos sendo reconhecidos por suas conquistas. “A oportunidade de criar e lançar um satélite é uma experiência única e que, certamente, marcará a vida de todos nós. Além disso, a participação na olimpíada está despertando ainda mais o interesse dos jovens pelas Ciências Exatas e outras Tecnologias”, afirma Arlley.
As premiações e a realização da terceira fase da modalidade prática ocorrerão nos dias 21 e 22 de outubro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A Olimpíada Brasileira de Satélites é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo da Obsat é promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia para os estudantes brasileiros, buscando incentivá-los a se interessarem pela área. A competição também visa disseminar o conhecimento espacial, oferecer capacitações, promover o ensino/aprendizagem e experiências técnico-científicas em projetos de satélites.
Participam da competição alunos de instituições públicas ou privadas, do Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior.