A Redação
Goiânia - Em Goiânia, 18 unidades da rede municipal de saúde disponibilizam atendimentos de urgência e emergência. Entre essas unidades, 13 são específicas para adultos, sendo que quatro delas oferecem também atendimento pediátrico. Além disso, há uma unidade dedicada ao atendimento psiquiátrico, outra para casos ortopédicos e três maternidades.
O atendimento nessas unidades é realizado conforme a classificação de risco, com prioridade aos casos de maior gravidade. Entre os sintomas que devem levar os cidadãos a buscarem essas unidades estão problemas de pressão, quedas com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, falta de ar intensa, convulsões, dores no peito e vômitos constantes. Para melhor diagnosticar e tratar essas condições, as unidades contam com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, destaca a importância de saber quando procurar as unidades de urgência e emergência. "Quando se trata de sintomas leves, como tosse, nariz escorrendo ou febre baixa, o cidadão pode e deve ser atendido nas unidades da atenção primária. Se os sintomas forem mais intensos, é apropriado recorrer às Unidades de Pronto Atendimento", explica.
A Rede Municipal de Saúde conta com cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seis Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), dois Centros Integrados de Atenção Médico-Sanitária (Ciams), três maternidades, o Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc e o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof). Todas essas unidades estão diretamente conectadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à rede hospitalar de Goiânia e à Central de Regulação do Município, com a garantia de uma resposta ágil e coordenada para as necessidades dos pacientes.
Atenção Primária
Além das unidades de urgência e emergência, a Atenção Primária é uma porta de entrada fundamental na Rede Municipal de Saúde, proporcionando consultas médicas, odontológicas, enfermagem, além do acompanhamento de idosos, crianças e gestantes. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Saúde (CSs) são atendidos casos como gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, bem como hipertensão e diabetes.
Atualmente, a Rede de Atenção Primária conta com 75 unidades, sendo 53 USFs e 21 CSs, onde são também são ofertadas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Pediatria
O atendimento pediátrico de urgência e emergência em Goiânia é realizado de forma descentralizada em quatro unidades de saúde da Capital, sendo duas delas com funcionamento 24 horas por dia e outras duas com atendimento das 7h às 19h. Para isso, as quatro unidades de saúde que oferecem o atendimento especializado em pediatria estão localizadas nas regiões de Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste.
Dessas, duas unidades oferecem atendimento 24 horas: o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Campinas, em Campinas, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, na Chácara do Governador. Além delas, duas UPAs mantêm o atendimento pediátrico todos os dias da semana, das 7h às 19h. São elas: a UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior, no Residencial Itaipú, e UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.
Confira as unidades de pronto-atendimento 24 horas em Goiânia:
Adulto
- Cais Amendoeiras: Avenida Francisco Ludovico de Almeida, Quadra 24 - Parque das Amendoeiras
- Cais Bairro Goiá: Avenida Santa Maria, s/n - Bairro Goiá
- Cais Cândida de Morais: Avenida Perimetral Norte, 11.380 - Setor Cândida de Morais
- Cais Campinas: Avenida do Povo, s/n - Setor dos Funcionários
- Cais Finsocial: Rua VF-66, s/n - Vila Finsocial
- Cais Vila Nova: Avenida Industrial, Quadra D-13, s/n - Setor Leste Vila Nova
- Ciams Novo Horizonte: Rua Engenheiro José Martins, Quadra 55, s/n - Setor Novo Horizonte
- Ciams Urias Magalhães: Rua Guajajaras, s/n - Setor Urias Magalhães
- UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América): Praça C-201, s/n - Jardim América
- UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia (UPA Chácara do Governador): Avenida Padre Monte, s/n - Chácara do Governador
- UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste): Rua JC-22, com a Rua JC-27, s/n - Jardim Curitiba I
- UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itaipú): Avenida Rio Vermelho, com a Rua I-19, Residencial Itaipú
- UPA Novo Mundo: Avenida New York, 667 - Jardim Novo Mundo
Atendimento Pediátrico
Atendimento 24 Horas
- Cais de Campinas: Avenida do Povo, Lote Área, s/n – Campinas
- UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia: Avenida Padre Monte com a Rua L-13, Lote 12, s/n – Chácara do Governador
Atendimento das 7h às 19h
- UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itaipú): Avenida Rio Vermelho com a Rua RI-19, Quadra 14 – Residencial Itaipú
- UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste): entre as ruas JC-22, JC-27 e 27-A, s/n – Jardim Curitiba I
Atendimento Psiquiátrico
- Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc: Avenida C-107, Quadra 310, 3.333 - Jardim América
Atendimento em Ortopedia
- Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof): Rua 17, com a Rua 2, Quadra 23, 18 - Setor Aeroviário
Maternidades
- Hospital e Maternidade Dona Iris: Alameda Emílio Póvoa, 165 - Vila Redenção
- Maternidade Nascer Cidadão: Avenida Oriente, Área 9, s/n - Jardim Curitiba I