Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Também foram realizados 23 mil testes de HIV | 30.12.23 - 18:30
(Foto: Júlia Prado/Ministério da Saúde)A Redação
Goiânia – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, com foco na intensificação das suas ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entregou à população da capital goiana mais de 1,1 milhão de preservativos em 2023. Paralelamente, foram realizados 23.043 testes de HIV, que contribuíram para a detecção precoce do vírus e o início imediato do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O titular da SMS, Wilson Pollara, destaca a eficácia do preservativo como meio de prevenção primordial no controle das ISTs, especialmente diante do aumento dos casos de HIV entre os jovens brasileiros. “O preservativo é o meio de prevenção mais eficaz no controle de ISTs entre a população sexualmente ativa”, informa o secretário, ao lembrar que dados do Ministério da Saúde (MS) revelam que a maioria dos casos ocorre na faixa etária de 20 a 34 anos e reforçam a necessidade de ações preventivas por parte do Poder Público.
Na capital, os preservativos e testes para HIV estão disponíveis em todas as unidades de saúde da Atenção Primária e de Urgência, com encaminhamento para acompanhamento com infectologista, se necessário, com acesso facilitado à população. Essa estratégia tem como intenção prevenir além do HIV, mas também outras ISTs, como HPV, sífilis, gonorreia e hepatite B, além de evitar a gravidez indesejada.