A Redação
Até então considerado o maior ciclista da história, o americano Lance Armstrong, foi banido do esporte pelo resto da vida e perdeu os sete títulos que havia conquistado da Volta da França, principal prova da modalidade no mundo, entre 1999 e 2005. O anúncio foi feito pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), nesta segunda-feira (22/10), depois que o ex-atleta declarou que não irá se defender das acusações de doping que pesam contra ele.
Armstrong também perderá a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, assim como qualquer prêmio, título e lucro financeiro obtido desde 1998. A Agência declarou este ser "o mais sofisticado, profissional e bem-sucedido programa de doping que o esporte já viu".
O relatório feito pela USADA tem mais de mil páginas contendo o testemunho de 26 atletas, sendo 11 deles pertencentes à equipe de Armstrong. Além de terem assumido o uso de doping, os ex-colegas do ciclista afirmaram que, além de se dopar, Armstrong encorajava os outros e administrava os produtos ilegais no time.