Jales Naves
Especial para A Redação
Goiânia – Primogênito dos nove filhos do casal José Rodrigues Naves Júnior e Maria Luiza Naves, o jornalista José Osório Naves chega nesta segunda-feira, dia 5, aos 85 anos num ritmo acelerado: escrevendo livros, polemizando e voltando aos bancos escolares: foi aprovado para fazer o Curso de História da Universidade de Brasília, onde que ser Professor, seguindo os passos da filha Luciana Ansanelli Naves, brilhante médica e pesquisadora, que leciona na UnB e o incentivou nesta nova empreitada.
José Osório é autor de autobiografia contando sua rica e dinâmica trajetória de vida, como um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás, que presidiu por três mandatos consecutivos e realizou uma gestão de grandes e profícuos resultados para sua categoria. Relatou viagens a convite a diversos países, quando entrevistou presidentes e rainhas. É autor, ainda, de livros sobre a história de Brasília, que conhece bem e tem tido excelente receptividade, pelo estilo claro e bem elaborado como apresenta sua versão dos fatos.
José Osório com Valterli Guedes, Valterli Filho. João Bosco Ribeiro, Jarbas Marques, Sevan Naves e Jales Naves
Ele comemorou a data no domingo, dia 4, em sua residência em Brasília, e teve a presença da mãe, Maria Luiza Naves, lúcida e tranquila em seus 102 anos bem vividos, os irmãos, filhos, sobrinhos e amigos. Dentre os presentes, o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Leite Guedes, com o filho homônimo; engenheiro João Bosco Ribeiro, que foi Secretário de Estado em Goiás; e jornalista Jarbas Marques, militante de esquerda que amargou os rigores da ditadura e que contou histórias daqueles tempos.
José Osório é um entusiasta do projeto dos irmãos dele, Elvira Luiza Naves e Jales Naves, de realizar em Brasília, em novembro deste ano, o Festival Cultural Naves Brasil.