Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Emergência climática

Faeg alerta pecuaristas para necessidade de produzir alimento para o gado

Prognóstico é de seca a partir de março | 06.02.24 - 16:08 Faeg alerta pecuaristas para necessidade de produzir alimento para o gado (FOTO: FAEG)
A Redação

Goiânia - 
Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) reforça alerta para pecuaristas goianos de corte e de leite fazerem reservas de alimento para os animais com antecedência neste ano. A entidade realizou entrevista coletiva, nesta terça-feira (6/2), na qual foram destacados tópicos que trouxeram à tona esta necessidade, tendo em vista a perspectiva de seca para 2024. 

O cenário climático aponta para chuvas torrenciais que promovem o escoamento superficial da água no solo e reduzem a recomposição do lençol freático; prognóstico de cessar as chuvas em Goiás em março com possibilidade de pouco volume em abril e possível atraso no início da próxima estação chuvosa. Tais perspectivas levaram o governo de Goiás a decretar situação de emergência, em mais de 20 municípios principalmente das regiões norte, oeste e sudoeste.
 
As medidas com urgência, utilizando de estratégias para produção de estoques de volumosos, destacando silagem, feno, visam evitar maiores custos e prejuízos para os produtores, bem como aumento de preços, principalmente de leite e carne para o consumidor final. Além disso, o alerta se estende a toda a sociedade para colaborar com estratégias de preservação e uso consciente da água.
 
Também participaram do evento a Agrodefesa, AGCZ e representantes das comissões de pecuária de corte e leite da Faeg. Após a coletivas, todas as informações foram compartilhadas em uma live com os Sindicatos Rurais do estado para serem divulgadas em todas os municípios de Goiás.

Leia mais:
Faeg alerta produtores e pecuaristas sobre previsão de seca

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351