A Redação
Goiânia -
O recadastramento anual obrigatório para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar já pode ser feito a partir desta segunda-feira (19/2), conforme calendário divulgado pela Goiás Previdência (Goiasprev). Para realizar o procedimento e conferir os prazos, o segurado deve acessar a página da entidade, na qual estão todas as informações sobre o serviço.
Segundo servidores da Goiasprev, a prova de vida segue a Lei Complementar nº 161/20 e tem como objetivo evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo). A regularização no prazo determinado evita o bloqueio de pagamento a partir do segundo mês e a suspensão do benefício a partir do quarto mês subsequente ao do aniversário.
Os mais de 70 mil segurados em Goiás devem fazer o recadastramento, sejam vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) ou ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO).
Diante da grande quantidade de pessoas que precisarão passar pela entidade, uma espécie de força-tarefa tem realizado aproximadamente 5 mil provas de vida por mês. Além disso, desde 2019 a Previdência Estadual disponibiliza atendimento por videoconferência para casos de segurados acamados, com comorbidades comprovadas e para os que moram fora do estado e do país.
Presencial
Para aqueles que preferem o atendimento presencial, a Goiasprev conta com a parceria do Portal Expresso e do Vapt Vupt, sendo que a partir deste mês de janeiro, não será mais necessário o agendamento na plataforma. Nos municípios goianos que não possuem esses serviços, os beneficiários podem dirigir-se aos postos de atendimento do Ipasgo.