A Redação
Goiânia - Se você é do tipo que adora gente bem-humorada, provavelmente conhece alguém que "nunca envelhece" porque só faz aniversário de quatro em quatro anos. A brincadeira pode ser feita por poucos. Mais especificamente, por uma pessoa a cada 1.461. É que, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), esse é o percentual dos nascidos no dia 29 de fevereiro, data que existe nos chamados anos
bissexto - o que é o caso de 2024, quando os poucos sortudos assopram as velinhas na próxima quinta-feira (29/2): dia em que nasceram.
O que é?
O ano bissexto é um ano que possui 366 dias em comparação aos habituais 365, o que aumenta em 24 horas o mês de fevereiro. O fenômeno ocorre a cada quatro anos e recebeu esse nome por conta
da duplicidade do número seis, que vem do latim “bis sextum" - resultado da diferença entre os calendários tradicional e solar. É que o tempo em que o planeta Terra leva para dar a volta completa em torno do sol não é exatamente 365 dias, e sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, aproximadamente.
Um dia a mais
Assim, a cada quatro anos as "horas extras" são somadas e transformadas em mais um dia de fevereiro - mês escolhido pelos romanos por motivos supersticiosos. De acordo com relatos históricos, o mês era mais curto e, no calendário romano, carregava conotações negativas. Sendo assim, o acréscimo de um dia faria surgir na mentalidade do povo, "algo novo, ou a renovação, associado a esse mês." A curto prazo, as 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, podem não parecer fazer tanta diferença, mas algumas centenas de anos depois, os meses parariam de corresponder às estações do ano como existem, por exemplo.
Como calcular o ano bissexto
Além da regra básica, que faz dos anos bissextos todos aqueles múltiplos de 4, como 2024 e 2028, entram na lista os múltiplos de 400, como 2000 e 2400. Na prática, para saber se um ano é bissexto basta dividi-lo por 4 e conferir se o resultado é um número exato, por exemplo: 1980/4 = 495 (é bissexto); 2011/4 = 502,75 (não é bissexto).
Um dia antes ou um dia depois?
Nem antes e nem depois: a orientação dos cartórios para pais de filhos nascidos em 29 de fevereiro é respeitar a data que vem descrita na Declaração de Nascido Vivo (DNV), documento que serve de base para o registro e é emitido pelo hospital, com a assinatura do médico responsável pelo parto. Atualmente, cerca de 4,1 milhão de pessoas fazem aniversário neste dia.
Astrologia
O mapa astrológico dos nascidos em 29 de fevereiro é igual ao das outras pessoas. O que muda, na prática, é que os astros podem dar uma ajudinha na hora da escolha acerca de quando comemorar o aniversário nos anos não bissextos.
Nestes casos, a astrologia faz uso do chamado "mapa da revolução solar" que é feito considerando-se a cidade em que a pessoa estava no dia do último aniversário e o momento (dia e hora) em que a Terra completa mais uma volta (anual) ao redor do Sol, voltando para a mesma posição que estava no dia do nascimento. Esse dia deve ser considerado como réveillon individual. É quando se deve clarear as metas, definir mudanças para si mesmo e traçar projetos.