A Redação
Goiânia - Levantando a bandeira do poder transformador das palavras, o Instituto Brasileiro de Debates traz a Goiânia uma amostra do que é uma das 'atividades extracurriculares mais valorizadas pelo mercado de trabalho e por universidades estrangeiras'. O esporte intelectual, que exige do competidor pensamento crítico, habilidades retóricas, aprofundamento em diversos temas e destreza para trabalhar em equipe, vem, cada vez mais, atraindo jovens antes mesmo da entrada no Ensino Superior. Por isso, o Colégio Arena foi o local escolhido para sediar a edição 2024 do Campeonato Nacional de Debates Escolares (CNDE ‘24).
O evento, que ocorre entre 30 de maio e 2 de junho, entre das 8h às 19h, promete incentivar os participantes, e inspirar o público, no que diz respeito aos debates de alto nível - algo semelhante ao “xadrez argumentativo”. Além disso, quem se inscrever, poderá aprender com juízes renomados e debatedores universitários de sucesso nacional e internacional.
"O campeonato valoriza educação, autonomia, pensamento crítico, excelência em oratória e as habilidades mais demandadas pela sociedade, especialmente considerando as constantes mudanças globais. Diante de um cenário de polarização política e debates públicos de baixa qualidade no Brasil, nosso objetivo é liderar a vanguarda dos debates no país e abrir novos caminhos para nossos jovens", garantem os organizadores.
Porque participar?
Outro ponto importante, segundo o Instituto Brasileiro de Debates, é que o competidor enriquece seu currículo e expande sua rede de contatos. Isto sem contar ma possibilidade de experimentar o modelo dinâmico do World Schools, que promove argumentação aprofundada, trabalho em equipe eficaz e visão estratégica.
O tipo será utilizado em Goiânia onde haverá uma combinação de temas pré-definidos e surpresas, incentivando debates focados em questões específicas em vez de argumentos teóricos ou procedimentais. É possível se
inscrever pela internet.
As equipes devem ter de 3 a 5 membros da mesma instituição, com até 19 anos e não universitários.
"O CNDE ‘24 contará com os melhores juízes de nossa nação em um evento imersivo e único, que é guiado pelo aprimoramento das habilidades retóricas e do pensamento crítico", ressalta o material de divulgação.