Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – Foi criado em Goiás o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 19ª Região (Crefito 19) a partir do desmembramento do Crefito 11, do Distrito Federal. A partir de agora, o estado passa a ter o próprio conselho, já que antes era uma subsede vinculada à Brasília.
Os conselheiros de Goiás compuseram um grupo de trabalho que iniciou o processo de desmembramento no 1º semestre de 2020, com a elaboração de um documento embasado na necessidade de um conselho com autonomia administrativa em Goiás para a atender as demandas dos profissionais goianos que vivem realidade bem distinta dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que exercem suas funções no Distrito Federal.
Desta forma, em 30 de julho de 2020, João Júnior, na função de coordenador do Grupo de Trabalho pelo Desmembramento, protocolou a solicitação da criação do conselho em Goiás. Dra. Cristina Lopes, conselheira do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), liderou as argumentações junto ao colegiado federal e foi peça fundamental para a concretização do desmembramento de Goiás e Distrito Federal.
O Crefito 19 vai atender cerca de 10 mil profissionais no estado em seus 246 municípios. No momento, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais escolhem a diretoria que efetivamente irá fundar e gerir por 4 anos o Crefito 19. Estão no pleito duas chapas e a eleição terá apuração em 21 de abril de 2024.
No último dia 2 de abril, foi promovido um debate entre as chapas, uma iniciativa do deputado estadual e fisioterapeuta Dr. Cristiano Galindo, porém, apenas a Chapa 2 compareceu e apresentou seus compromissos de campanha. O evento está disponível no canal TV Alego no Youtube.