Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

MEIO AMBIENTE

Prefeitura decide retirar plantas exóticas da Marginal Botafogo em Goiânia

Foco é incentivar progresso da arborização | 03.05.24 - 23:41 Prefeitura decide retirar plantas exóticas da Marginal Botafogo em Goiânia Em março e abril deste ano, a Prefeitura de Goiânia realizou o plantio de mudas específicas para cada trecho da Marginal Botafogo e suas particularidades. (Foto: Amma)

A Redação

Goiânia
- Dando continuidade ao projeto de recomposição elaborado pela 
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta quinta-feira (25/4), a retirada das plantas exóticas ao longo da Marginal Botafogo. O trabalho, a ser realizado pela Companhia de Urbanização (Comurg), ocorre já nos próximos dias. 
 
Segundo o órgão, a remoção das espécies invasoras vai ajudar no desenvolvimento das 3,5 mil  mudas nativas do Cerrado que foram plantadas em 7,4 km de extensão da via - quando a administração municipal celebrou o recebimento do título “Tree Cities Of the World” ou “Cidade Árvore do Mundo”, que é um reconhecimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day.
 
“As leucenas que serão retiradas tratam-se de espécies exóticas, invasoras que se disseminam com muita facilidade, competindo com as espécies nativas por nutrientes e luminosidade, o que acaba prejudicando o desenvolvimento das espécies nativas existentes e plantadas no local”, explica o presidente da Amma, Nadim Neme.
 
Leucenas
Biólogo e autor do projeto, Leandro Georges conta que as espécies possuem galhos frágeis, suscetíveis à queda. “Parte dos galhos das leucenas podem se desprender ao longo da via e causar acidentes, visto sua proximidade com a pista de rolamento. Devido a isso, as mesmas foram substituídas por espécies nativas e adequadas para o local”, explica Georges.
 
A engenheira agrônoma da Amma, Jarina Padial, conta que a espécie exótica e invasora pode influenciar no desenvolvimento das mudas recém-plantadas. “Para a retirada foi necessária análise técnica. Quem analisa essas espécies na Marginal Botafogo já percebeu o quanto crescem rápido e, ao mesmo tempo, o quanto se desprendem rapidamente caindo no leito do córrego”, frisa Jarina.
 
Sobre a importância da espécie, a bióloga e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro, pondera que é uma espécie importante para segurar barrancos e erosões. “Porém, no caso do Marginal Botafogo, esse trabalho é sustentado pela interferência da engenharia do local, tendo as leucenas quase nenhuma serventia para segurar a estrutura”, explica.
 
Novas árvores
Em março e abril deste ano, a Prefeitura de Goiânia realizou o plantio de mudas específicas para cada trecho da Marginal e suas particularidades. “Promovemos a cobertura vegetal conservando o solo, a fauna e como forma de compensação ambiental pelas árvores as quais foram extirpadas no local ao longo dos anos”, explica o presidente da Amma, Nadim Neme.
 
Leia mais
Prefeitura anuncia plantio de 295 árvores na avenida T-9, em Goiânia
Setor Coimbra e outros 5 bairros recebem mudas de flores, grama e árvores

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351