A Redação
Goiânia - Titular e gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) visitam, nesta segunda e terça-feira (29 e 30/4), o Hospital de Amor (HA), em Barretos (SP), para ver de perto o modelo que inspirou o projeto da primeira unidade do Governo de Goiás, especializada em tratamento contra câncer. O propósito da comitiva, liderada pelo secretário Rasível Santos, é reproduzir a excelência e humanização da unidade paulista no Centro Estadual de Referência em Oncologia (Cora), em Goiânia.
“Todo o tratamento de ponta, a capacitação e formação dos profissionais, os fluxos de trabalho, a humanização da equipe, isso marcou muito nesse início da visita. O carinho com que as pessoas são cuidadas aqui tem que ser levado para o nosso tão sonhado Cora”, garantiu o secretário. A comitiva visitou o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva e robótica da América Latina, com a mais moderna estrutura para a especialização médica dos países latino-americanos; a ala pediátrica do Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos; o Centro de Reabilitação; setor de Telemedicina, a Casa de Amor, o Centro de Pesquisa e acompanharam uma cirurgia robótica.
Acompanham o titular da SES-GO, o secretário-adjunto, Sérgio Vencio; o subsecretário de Atenção Integral e Vigilância em Saúde, Luciano de Moura Carvalho; a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura Ana Carolina Abrahão; superintendentes de Acesso e Regulação, Amanda Limongi; de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira; de Inovação e Saúde Digital, Luiselena Luna e da Escola de Saúde Rafaela Veronezzi, além das gerentes Camila Brum, de Atenção Especializada e Roberta Leão, de Monitoramento e Avaliação Convênios da SES.
Excelência
Rasível Santos observou que, além da estrutura física que o Cora terá, é necessário que o modelo foque nos processos, fluxos e formação dos profissionais – a equipe da SES-GO participa de um curso promovido por especialistas do HA, considerado o maio polo de tratamento oncológico da América Latina. “Aqui, temos a real noção do sonho do nosso governador, porque realmente é um hospital fantástico, que vai mudar muito o patamar do cuidado das crianças e dos adolescentes com câncer, do nosso estado”, explica o secretário.
O diretor médico da ala infantojuvenil do HA, Mário José Aguiar de Paula, disse que a visita goiana permite um alinhamento de condutas com o Cora. “O diferencial da nossa instituição em Barretos é a humanização e, ainda, a qualidade de serviço disponível pelo SUS, 100% gratuito, e com uma estrutura física e uma estrutura humana capacitada para o melhor atendimento em oncologia pediátrica”.
Referência
Administrado pela Fundação Pio 12, o Hospital de Amor foi fundado em 1962 e alcançou reconhecimento internacional pelo alto grau de tecnologia, assistência humanizada e priorização do ensino e da pesquisa. A experiência inspirou o Governo de Goiás a planejar e construir o Cora, uma das mais importantes obras da gestão estadual, localizada próxima ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva.
O hospital goiano vai realizar procedimentos de alta complexidade como transplante de medula óssea e terá estrutura com leitos para internação de crianças, adolescentes e adultos, ala de prevenção e alojamentos para receber familiares de pacientes. A primeira fase da unidade, para tratamento de crianças e adolescentes, será concluída no final de 2024.
O Cora vai oferecer também, espaço de lazer e acomodações para as famílias e ambiência humanizada e lúdica. As segunda e terceira etapas finais da obra serão construídas integralmente com recursos federais provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da ordem de R$ 336 milhões.