Michelle Rabelo
Goiânia - Pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PSDB, o jornalista Matheus Ribeiro é o novo presidente do diretório municipal da sigla. A informação, confirmada pela legenda nesta terça-feira (7/5), busca, de acordo com o presidente estadual, Gustavo Sebba, "reforçar as bases do partido na capital, além de fortalecer a chapa majoritária e proporcional para as eleições de 2024". “Sob a liderança de Matheus, o partido espera ampliar sua influência e consolidar uma proposta política robusta para a cidade”, destacou.
Matheus assume o cargo que era da vereadora Aava Santiago, a primeira mulher a presidir o partido em Goiânia. Passando o bastão para o colega de legenda, ela lembra que quando assumiu, o partido estava em um período "delicado". "Vínhamos de uma sucessão de derrotas, em um momento bastante desafiador no qual eu tinha sido a única vereadora eleita. Isto, a partir de votos que, em tese, não se identificavam com o PSDB", recorda, fazendo referência a algumas de suas bandeiras como educação popular e atuação feminina na política.
Ao jornal A Redação, ela disse que pediu para deixar o cargo e que encerra o ciclo com a sensação de dever cumprido. "Quando assumi, recebi a missão de dar ao partido uma agenda consistente, incluindo no debate temas de interesse nacional. Entre eles, a maior participação das mulheres na política. Conseguimos colocar 50% de mulheres na chapa de vereadores em Goiânia. Criei a Frente Intermunicipal pelo Fim da Violência de Gênero e isso colocou o PSDB na vanguarda, no protagonismo”, pontuou.
Agora, Aava deve se dedicar à sua pré-campanha à reeleição na Câmara Municipal. Além de trabalhar na construção de outras pré-candidaturas femininas - uma promessa que a vereadora fez ao presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. Ao AR, ela adiantou que a caminhada não será somente em Goiás. "Fui contatada pela ministra Anielle Franco [de Estado da Igualdade Racial] para um esforço de aproximação com as mulheres evangélicas."
A agenda cheia seria o principal motivo da substituição. "Para desenvolver com excelência todas essas missões, preciso de tempo. Com minha saída vou poder focar naquilo que me vocaciona na política: fazer dela um ambiente menos hostil para as mulheres."