A Redação
Goiânia - Para dar andamento às tratativas para a aprovação do empréstimo para a segunda etapa de obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama II), em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz se reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na manhã desta quinta-feira (16/5), no Paço Municipal.
A reunião contou com a presença do especialista sênior em saneamento básico, Gustavo Mendez, que comanda a comitiva do BID, dos especialistas da instituição financeira Tiago Pena, Maria Eduarda Govêa e Flávia Carneiro da Cunha, além do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro, e do coordenador executivo da Unidade Coordenadora do Programa, Flávio Máximo.
O encontro integra as atividades da missão de identificação do BID, em Goiânia, cujo objetivo é levantar os dados e ações necessárias para a preparação da segunda etapa de obras do Puama. O grupo – que também conta com outros especialistas e consultores nas diversas áreas de atuação do Banco – está na capital desde segunda-feira (13/5), e vem discutindo com os especialistas da Unidade Executora do Programa os dados pertinentes à execução, desde a atualização dos projetos das obras ao reassentamento de famílias da área de abrangência do Puama II.
Durante a reunião com o prefeito, Gustavo Mendez fez um breve relato das atividades que vêm sendo desenvolvidas, e as ações necessárias a partir de agora para cumprimento dos trâmites para aprovação do empréstimo no diretório do banco em Washington. Também foram discutidas questões ambientais, de gênero e ações para o fortalecimento das ações de sustentabilidade no âmbito das obras do programa.
Na oportunidade, o prefeito Rogério Cruz destacou a iniciativa da administração municipal no engajamento de ações que visam a manutenção do sistema de drenagem pluvial com a utilização de robôs de vídeoinspeção e limpeza das galerias. A ação da prefeitura foi motivo de elogio por parte dos representantes do BID, pelas boas práticas, que destacaram não conhecer tal iniciativa em outros municípios do país, o que faz com que Goiânia seja uma das cidades pioneiras nesse tipo de ação e utilização de tecnologias.
Carta-Consulta
Visando dar continuidade às obras do Puama, e estender seus benefícios aos moradores da Região Norte da capital, a Prefeitura de Goiânia protocolou, no dia 28 de abril de 2023, uma carta-consulta para obtenção de empréstimo para viabilizar a implantação da segunda etapa de obras e ações remanescentes previstas no Puama II. No dia 6 de setembro do mesmo ano a carta foi aprovada na 168ª Reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão do Ministério do Planejamento e Orçamento, atingindo a 6ª colocação num ranking de 25 projetos analisados, superando mais uma fase junto ao governo federal.
A preparação do Puama II atende à demanda de dar continuidade às obras e atividades remanescentes, tendo em vista que a primeira etapa do programa não abrangeu todas as metas físicas desejadas. Portanto, estão em andamento as ações de preparação da segunda etapa do programa junto ao governo federal e ao BID, que será a instituição financiadora das obras. O escopo previsto para a segunda etapa do Puama prevê obras para a recuperação de áreas degradadas ao longo dos setores 9, 10 e 11, do parque linear, entre a Vila São José e o Setor Urias Magalhães, Região Norte da capital.
De acordo com Seplanh, serão executadas obras de micro e macro drenagem, ampliação da mobilidade e capilaridade viária, com abertura de novas vias e melhoria das vias existentes, eliminação de lançamento de esgotos clandestinos, redução das áreas de inundação e o restabelecimento do equilíbrio da fauna e flora ao longo dos trechos de intervenção.
Com isso, busca-se mitigar a ocorrência de assoreamento, realocação de famílias que estão nas áreas de risco contíguas e nas áreas de interferência do programa, implementação de inovações tecnológicas digitais para melhoria da interface com a população, e implantação de um eficiente sistema de alerta contra inundações na região. Há, ainda, a promoção de ações de comunicação social e educação ambiental com a população lindeira ao Puama, visando o uso consciente dos espaços urbanos a serem construídos.
Leia mais:
Rogério Cruz abre gabinete itinerante no Residencial Buena Vista, em Goiânia