A Redação
Goiânia- Cerca de 130 mil pessoas foram atendidas no 4º Mutirão de Goiânia de 2024, desta vez no Residencial Buena Vista. Foram oferecidos mais de 200 serviços gratuitos durante a semana. Além disso, apresentações artísticas e culturais e atendimentos de saúde até doação de mudas, regularização de CadÚnico, entrega de escrituras e muito mais foram oferecidas para a população. O mutirão teve seu encerramento neste domingo (19/5).
Moradora do Residencial Della Penna, Eliane Nascimento foi uma das milhares de pessoas atendidas no Mutirão de Goiânia. Ela revelou que "fez a festa” ao aproveitar o que foi possível nos dois dias de ação. Com os dois braços cheios de mudas de árvores distribuídas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e mudas de hortaliças produzidas pela horta comunitária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ela contou que já tinha passado pela Saúde em busca de serviços.
“Ontem, cheguei aqui cedinho e me vacinei, fiz exame oftalmológico e aferi minha pressão, que está ótima. Hoje, já atualizei o meu CadÚnico e peguei essas mudas de árvores que vou plantar na calçada da minha casa e de hortaliças, que vou plantar no meu quintal”, comemorou.
Cursos e qualificação
Ao longo da semana, e sobretudo no sábado e neste domingo, foram milhares de pessoas encaminhadas para vagas de emprego, centenas de atendimentos oftalmológicos realizados, dezenas de regularizações fundiárias concluídas, assim como inúmeras regularizações de documentos e outras pendências municipais concretizadas.
Também neste domingo, no último dia da ação itinerante da Prefeitura de Goiânia, houve a entrega de 35 certificados de conclusão do curso de Alongamento de Unhas e Modelagem e Henna para Sobrancelhas às alunas, fruto de capacitação profissional oferecida pelo SINE Goiânia no Mutirão.
Thales Queiroz, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), comemorou o evento. "Trabalhamos com os pilares: identificar, captar, qualificar e empregar. E hoje nós estamos na fase da qualificação, empoderando mulheres para realizar os seus trabalhos quaisquer que sejam o locais de sua preferência. Seja empreender, seja em um escritório, seja no salão de beleza, seja na estética, seja na construção civil", ressaltou.
Sandra Ferreira Martins, que fez o curso de alongamento de unha, disse que está desempregada, mas que agora pode exercer uma profissão. “Já estou em contato com algumas moradoras do meu condomínio e já tenho clientes para semana que vem”, disse ela, feliz por ter tido a oportunidade de fazer o curso gratuito.
Esporte e lazer
Neste domingo, aconteceu também no Mutirão de Goiânia do Residencial Buena Vista a entrega da premiação das equipes vencedoras da Copa Mutirão Buena Vista. Foram 19 equipes, mais de 200 atletas, três equipes femininas e quase mil expectadores.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, aproveitou o evento para, além de parabenizar os vencedores do campeonato, também para anunciar uma grande novidade para a região. "Nós já estamos projetando para fazer aqui o nosso campo oficial, para ajudar e comemorar, como nós já temos comemorado, o projeto Cufa. Nós jáp fizemos no Jardins do Cerrado e agora vamos fazer um aqui também, porque o projeto Cufa tem colaborado muito com a nossa gestão no que diz respeito ao esporte", disse, se referindo à Central Única das Favelas.
Próxima edição
O Mutirão do Residencial Buena Vista foi o quarto, desse tipo, somente em 2024. E mais uma edição já está confirmada.
O próximo Mutirão de Goiânia deve acontecer na Vila Mutirão, na região Noroeste da capital, na primeira quinzena de junho. Assim como os outros, o evento deve atrair milhares de pessoas devido às atrações e serviços gratuitos.