Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

disputa mundial

Goianos estão entre finalistas da Olimpíada Brasileira de Economia

Delegação busca pentacampeonato em Hong Kong | 10.06.24 - 22:56 Goianos estão entre finalistas da Olimpíada Brasileira de Economia Goianos estão entre finalistas da Olimpíada Brasileira de Economia. (Foto: Divulgação)
 
A Redação

Goiânia
- Os goianos Frederico Schmaltz de Rezende Ribeiro e João Vitor Carvalho estão entre os cinco finalistas que irão para Hong Kong, na China, em busca do pentacampeonato na Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon), competição nacional que promove a educação financeira entre jovens de todo o Brasil e classifica os melhores talentos para uma etapa mundial. Neste ano, a prova contou com 18 mil inscritos, 45 finalistas durante a fase final e cinco selecionados para a competição global.
 
Neste grupo, cuja composição foi divulgada no domingo (9/6), estão, além de Frederico e João Vitor, Antonio Lima, Lucas Rivelli e Manuela Buesa. Todos tiveram o conhecimento geral avaliado em uma fase online e fizeram uma prova escrita com questões objetivas e dissertativas, demonstrando a intimidade com temas como Microeconomia, Macroeconomia, Finanças, Economia Comportamental, História Econômica, Atualidades e Negócios.
 
Na última etapa, receberam um business case feito pela Bain & Company para resolver em grupos. Neste ano, os jovens resolveram dois cases de negócio.
 
“Um dos cases fazia referência aos 30 anos do Plano Real, propondo a resolução de um problema de uma pequena empresa à luz do plano que estabilizou a economia, enquanto o outro desafio propunha a avaliação de projetos que poderiam trazer maior impacto econômico e social para recuperação do Rio Grande do Sul em função da enchente recente”, diz Gabriel Perera, consultor na Bain & Company, empresa parceira do evento e responsável pela elaboração dos desafios.
 
Rumo ao penta
A equipe brasileira já acumula quatro vitórias, consagrando o país como o mais premiado do mundo na competição, após o tetracampeonato conquistado ano passado na Grécia.
 
De acordo com o Presidente da Obecon, Raphael Zimmermann, além da progressão na qualidade técnica que tem levado o Brasil a conquistar excelentes resultados na etapa internacional, a competição também tem evoluído na diversificação dos competidores. “Neste ano, 45% dos inscritos foram mulheres, sendo que neste ano a presença de mulheres na final dobrou. Além disso, 35% dos inscritos foram alunos que estudam ou são egressos de escolas públicas.”
 
Além da cerimônia de premiação, os estudantes assistiram a painéis dos sócios do BTG Pactual Mateus Carneiro, Bruno Amaral e Renato Mazzola, que compartilharam suas experiências na área e ouviram ainda as percepções de André Esteves, Chairman do BTG Pactual, sobre a construção de uma carreira de sucesso no mercado financeiro.

Leia mais 
Abertas inscrições para 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Goianienses premiados em olimpíada de robótica são homenageados no Paço

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351