A Redação
Goiânia - O prefeito Rogério entregou, nesta quinta-feira (13/6), em evento no Salão Nobre do Paço Municipal, 40 permissões de uso para donos de pit dogs em espaços públicos de Goiânia, que passarão a trabalhar de forma legalizada, atendendo a todas as exigências sanitárias e de documentação.
Os pit dogs são considerados patrimônio cultural e imaterial da capital desde 2021. Ao todo, existem em Goiânia cerca de 1,6 mil estabelecimentos, que empregam mais de 25 mil pessoas. O primeiro foi criado há mais de 50 anos, em 1972, na Rua 7, Centro. O fundador foi Jacob Abdalla Rassi (que morreu em 2022, aos 76 anos), com o irmão Jorge Rassi. Os dois vieram do Paraná para Goiânia.
Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Thales Queiroz disse que a entrega das permissões é uma forma de fazer com que os proprietários se sintam pertencentes aos espaços da cidade. Segundo ele, a Sedec é uma mola propulsora para integrar e conectar a cidade aos polos de desenvolvimento, mercados, feiras, pit dogs, ambulantes, grandes empresas, aeródromo e aerotrópole. “A Sedec é hoje uma pasta mediadora, que vem desburocratizar e dar fim à morosidade que havia na pasta”, disse.
Proprietária de um pit dog há 19 anos, Cleide Ferreira destacou que a permissão sempre foi um sonho e que agora poderá trabalhar com mais segurança. “A gente trabalhava com medo de a qualquer hora alguém nos tirar do nosso trabalho. Mas, a partir de agora, a gente pode trabalhar em paz e feliz”.