A Redação
Goiânia - O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) realizou pela primeira vez o procedimento de ceratopigmentação, conhecido como "tatuagem de córnea", na manhã desta segunda-feira (17/6).
O procedimento foi realizado pela médica oftalmologista Dra. Jordana Sandes, que relatou como ele é feito. Segundo a cirurgiã, a ceratopigmentação se trata de adicionar a pigmentação ao olho cego que apresenta a córnea branca. Ele impacta diretamente na melhora da qualidade de vida do paciente. “Vamos com essa cirurgia fazer a inclusão desse paciente normalmente na vida e tirar aquele constrangimento que às vezes o paciente tem de olhar nos olhos de outras pessoas”, relatou a médica.
O paciente que passou pela cirurgia relatou que antes do procedimento possuía bastante insegurança em situações simples do cotidiano, como arrumar um novo trabalho. Com a realização da Ceratopigmentação, ele espera ter uma melhor qualidade de vida.
Sobre o Cerof-UFG
O Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi fundado há mais de duas décadas e funciona exclusivamente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a sua existência tornou-se referência no
Brasil, competindo com igualdade com os grandes centros nacionais e até internacionais.