A Redação
Goiânia - O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Cecília de Lima, na Vila Santa Helena, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (3/7). A unidade conta com sete salas, entre elas um berçário com banheiro acessível para bebês, um lactário, cozinha e banheiros adaptados. Em seguida, o prefeito Rogério Cruz anunciou a ampliação do Cmei Bem me Quer, no setor Crimeia Leste.
“Em 2023 retomamos essa obra que estava abandonada há quatro anos. O nosso desejo era entregar em três meses, mas não depende só de nós. A empresa que ganhou a licitação queria abandonar a obra no finalzinho, mas batalhamos e hoje entregamos essa unidade linda. Goiânia é a melhor capital para se viver, então merece sempre o melhor”, afirmou o prefeito Rogério.
O Cmei Maria Cecília de Lima conta com sete salas, entre elas um berçário com banheiro acessível para bebês, um lactário, cozinha, banheiros adaptados, refeitório e dependências administrativas.
“É muito importante poder vivenciar um momento como esse. Quando você inaugura uma unidade escolar, não é apenas o espaço físico que estamos entregando. A escola se torna parte da casa dessas crianças. Os pais ficam seguros, tranquilos em deixar seus filhos em um local que foi pensado para essas crianças, para o seu desenvolvimento”, disse a secretária municipal de Educação, Millene Baldy.
O vereador Wellington Bessa disse que a unidade irá beneficiar cerca de 108 famílias da região. “Daqui dez anos serão milhares de famílias atendidas por essa unidade na fase mais importante da vida do ser humano, que é a primeira infância”, afirmou.
A diretora da unidade, Lorena Rodrigues, destacou que a conclusão da unidade era um sonho dos moradores da região. “O CMEI Maria Cecília de Lima era um sonho para toda a comunidade e hoje nós estamos realizando a entrega deste desejo nosso na gestão do prefeito Rogério”, pontuou.
A escola recebeu o nome de Maria Cecília de Lima em homenagem a uma líder comunitária que alfabetizou as mulheres do bairro para que pudessem retirar a identidade. “Isso me emocionou. Uma mulher 54 anos atrás teve essa iniciativa. Ela só ficava feliz quando entregava a identidade prontinha para as amigas. Essa história hoje entra para a eternidade, uma mulher que ensinou várias pessoas a assinar o nome pra tirar identidadehoje está dando nome a um centro de educação infantil para ensinar as pessoas a ler e escrever”, disse Eudislei de Lima, filho e representante dos familiares da Maria Cecília de Lima.
“É muito importante quando nós homenageamos pessoas como a dona Maria Cecília, que deixa aqui um legado, deixa aqui uma história na região. Eu tenho certeza que até mesmo os moradores que já saíram daquela região levam o nome da dona Maria Cecília onde elas estiverem”, disse o prefeito Rogério sobre a homenagem.
As outras unidades inauguradas na administração do prefeito Rogério são: Cmei Dom Antônio Ribeiro, Cmei Dona Ramila, Cmei Nion Albernaz, EM Donata Monteiro, Cmei Ceasa, Cmei Vila Areião, Cmei João Pedro Calembo, Cmei Silvia Praxedes e EMTI Professora Marlei Garcia.
Expansão
Após a cerimônia de inauguração, o prefeito Rogério seguiu para o setor Crimeia Leste, onde anunciou a ampliação do Cmei Bem me Quer. “É um CMEI muito importante para Goiânia. Esse será uma unidade modelo, com salas, refeição, parquinho, tudo da melhor qualidade”, disse o prefeito Rogério.
O presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, esteve presente no anúncio e agradeceu ao prefeito Rogério pelas obras na unidade. “O prefeito Rogério pegou a área com uma obra paralisada há mais de dez anos e agora está retomando a obra e transformando o CMEI naquele que mais vai atender crianças em Goiânia. Obrigado, prefeito Rogério, pela presteza e atenção com a comunidade local e, principalmente, pela Prefeitura de Goiânia estar levando aos quatro cantos da cidade esse trabalho”, afirmou Romário Policarpo.
Leia mais:
Lei que atualiza tabela das tarifas de táxis em Goiânia é sancionada